Saúde e Bem-estar

Saiba como aliviar o inchaço das pernas nos dias quentes com essas cinco dicas incríveis

As pernas inchadas pelo calor podem se beneficiar de massagens e de banhos frios, por exemplo.

Pernas
Reprodução/Pexels (pexels.com)

Nos últimos dias, o Brasil tem registrado recordes de altas temperaturas. E, esta onda de calor extrema, que não é característica nesta época do ano, se deve a uma bolha de ar quente entre o Paraguai e o Centro-Oeste brasileiro.

ANÚNCIO

Por isso, é preciso estar atenta à saúde e manter hábitos saudáveis para afastar problemas como cansaço excessivo, tontura, dor de cabeça e inchaço nas pernas, por exemplo.

No entanto, para este último, embora seja necessário procurar um profissional se o desconforto se prolongar ou estiver associado a outros problemas, existem dicas simples que podem ajudar a aliviá-lo nos dias quentes.

Sendo assim, que tal conhecer algumas dessas dicas agora mesmo? Confira 5 a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:

1. Faça exercícios físicos

Embora o calor gere fadiga e reduza a vontade de se exercitar, é preciso enfrentá-lo e movimentar o corpo. Praticar os exercícios certos para os membros inferiores pode ajudar a compensar o acúmulo de líquidos .

Alguns movimentos repetitivos das pernas favorecem a drenagem linfática e venosa. Assim, auxiliam o sangue a voltar por meio do sistema circulatório para o coração.

O exercício também aumenta a frequência cardíaca, o que impulsiona o sangue com mais ritmo e velocidade. Por isso, para as pernas inchadas pelo calor, você pode escolher atividades como fazer agachamentos, movimentos aquáticos, subir escadas, entre outras.

ANÚNCIO

2. Mantenha-se hidratada

As pernas inchadas pelo calor respondem ao acúmulo de líquido nos tecidos dos membros inferiores. No entanto, a hidratação não deve ser evitada. Uma boa ingestão de líquidos durante o dia estimula a produção de urina.

Quando o rim trabalha na velocidade que deveria, o sangue também se movimenta mais. Desta forma, os fluidos deixam seu estado estagnado para retornar ao coração, ou para serem eliminados para o exterior. A principal recomendação é beber sempre água pura .

3. Eleve as pernas

Atuando contra a gravidade que leva os líquidos para as pernas, a elevação força o sangue a retornar ao coração para continuar circulando.

As pernas podem ser levantadas em diferentes momentos do dia, usando um banco ou uma cadeira para colocá-las para cima. Elas também podem ser levantadas contra uma parede, esticando as costas no chão, em uma posição que não cause dor na lombar.

Entretanto, se por motivos de trabalho, for necessário permanecer na mesma posição por um longo período de tempo, são recomendados pequenos movimentos que estimulem a circulação, como ficar na ponta dos pés.

4. Realize massagens e tome banhos frios

As pernas inchadas pelo calor podem se beneficiar de massagens e de banhos frios. Alguns especialistas recomendam a combinação das massagens com a aromaterapia, para promover o relaxamento e acalmar possíveis dores causadas pelo acúmulo de líquidos.

Já os banhos com água fria também aliviam a dor. Lembre-se de que a fonte do problema está no calor. E, na mesma linha da aromaterapia, recomenda-se aplicar compressas de vinagre de maçã para envolver os membros inferiores.

5. Diminua o sal da dieta

O sal é uma substância que está ligada com os líquidos, e é capaz de promover sua retenção. Por isso, seu menor consumo resulta em um menor acúmulo de fluidos.

Nesse caso, deve-se pensar não apenas no sal de mesa, mas também em alimentos processados que são comprados no supermercado e vêm com uma alta carga de sódio por causa de seu processo de fabricação. Sendo assim, ler atentamente os rótulos para ficar bem informada sobre o assunto é fundamental.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/09/21/isso-e-o-que-voce-deve-fazer-para-dormir-melhor-nos-dias-de-muito-calor/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/09/20/5-dicas-simples-de-como-cuidar-da-saude-do-seu-cachorro-durante-o-calor-extremo/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias