A honestidade é um valor muito grande e importante em qualquer tipo de relação, seja entre pais, família, amigos ou parceiro, pois é um grande elo na cadeia que forma a confiança. Se a sinceridade faltasse, tudo começaria a desmoronar como um castelo de cartas. É por isso que andar com a verdade à frente é um tesouro inestimável.
Diz o ditado que "primeiro se pega a um mentiroso do que a um manco", e embora haja até mesmo equipamentos para detectar mentiras, há um natural que é infalível e é o próprio corpo, pois com cada comportamento ele emite alguma resposta que pode ou não ser percebida por quem está recebendo a mensagem.
A linguagem corporal nunca falha, sua boca pode estar dizendo algo, mas o organismo reage com a verdade absoluta. A famosa grafóloga Maryfer Centeno compartilhou nesta segunda-feira, 28 de agosto, uma explicação sobre por que isso acontece e deu algumas técnicas para pegar um mentiroso: “A linguagem corporal tem a ver com a resposta fisiológica do que estamos sentindo”.
Por sua vez, Mark Bouton, agente do FBI por 30 anos e autor do livro Como Detectar Mentiras Como o FBI (“How to Spot Lies Like the FBI”), detalha que “existe uma série de expressões faciais e reações associadas que podem indicar que alguém esteja te mentindo. Algumas são causadas pelo nervosismo, outras por reações”.
Se você sentir que seu parceiro não está sendo honesto com você, Centeno afirma que os mentirosos "depois de dizer a mentira e, aumentando o nervosismo, dentro dos traços fisiológicos da mentira, o piscar aumenta. Ou seja, eu digo: 'Claro, eu adoro o seu jeito de ser' (piscando continuamente e exageradamente) vem depois".
Ele acrescentou: “Há outro gesto também que é para detectar mentiras: Se eu te disser: ‘Como você está bonita’, e você vê que estou me tapando a boca, é porque estou me autocensurando, na verdade não acho que você está bonita. (...) Se segurar a orelha é possível que esteja mentindo”.
Enquanto isso, Bouton detalhou que "os olhos das pessoas normalmente vão de um lado para o outro quando se sentem desconfortáveis. (...) Quando uma pessoa fecha os olhos por um ou dois segundos, pode indicar que ela está mentindo, pois é um mecanismo de defesa. Normalmente, explica, uma pessoa pisca a uma velocidade de 100 a 400 milissegundos, ou de 0,10 a 0,40 segundos".
Outros especialistas na área garantiram que mentirosos tendem a dar muita informação quando a resposta à pergunta deveria ser curta e precisa. E quanto ao seu olhar, costumam olhar para cima e para a direita, inconscientemente para aceder à sua imaginação e inventar uma resposta.