Com este calor que está fazendo em grande parte do Brasil nos últimos dias devido a uma bolha de ar quente formada entre o Paraguai e o Centro-Oeste brasileiro, é quase impossível não querer passar horas do dia em frente ao ventilador ou ar condicionado.
ANÚNCIO
No entanto, a exposição constante a este último, por exemplo, pode afetar a saúde da pele. Isto acontece pois o pH natural dela é ácido, porém quando exposto a ambientes com baixos níveis de umidade, torna-se alcalino, fazendo-a ficar seca e diminuindo as defesas, segundo o portal Melhor Com Saúde.
Mesmo que em qualquer problema de pele seja indispensável a consulta com um especialista, que tal descobrir algumas dicas simples para protegê-la contra os efeitos do ar condicionado? Confira 5 a seguir, de acordo com a mesma fonte:
1. Beba bastante água
Quando o ar condicionado começa a funcionar, é importante beber mais do que 2 litros de água por dia. A pele perde a umidade o tempo todo e precisa ser reabastecida. O conselho é beber este líquido mesmo que não sinta sede. Isto pode ser feito com pequenos goles.
É recomendado também aumentar a ingestão de alguns alimentos, como cremes frios de legumes, frutas e sucos naturais. Desta forma, haverá maior bem-estar e a pele ficará mais luminosa.
2. Aplique cremes hidratantes
Aplicar cremes hidratantes com textura leve e fresca é outra boa ideia para conter os efeitos do ar condicionado na pele. O melhor colocá-lo na geladeira e usá-lo depois de tomar banho.
Cremes contendo álcool, gorduras ou óleos essenciais devem ser evitados. Não é adequado usar produtos comedogênicos, pois obstruem os poros. O creme hidratante proporciona resistência e elasticidade, além de prevenir o envelhecimento precoce.
ANÚNCIO
3. Mantenha uma alimentação saudável
Diversos alimentos ajudam a compensar os efeitos causados pelo ar condicionado. O mais indicado é seguir uma dieta antioxidante, composta principalmente por frutas e legumes.
Frutas vermelhas, maçãs, cenouras, brócolis, couve-flor, espinafre e tomate são altamente recomendados. Oleaginosas e laticínios também são, bem como infusões de chá verde.
4. Lave as mãos e o rosto continuamente
Lavar as mãos e o rosto frequentemente ajuda a combater os efeitos do ar condicionado na pele. Isto facilita a hidratação e reforça a higiene.
É importante também evitar os sabonetes comuns e optar por líquidos que contenham ácido lático, já que proporcionam suavidade e brilho para a pele. Sabonetes neutros também são recomendados, principalmente para peles delicadas.
É fundamental aprender a secar o rosto sem danificar a pele. Sendo assim, não é aconselhável esfregar a toalha, pois isso causa agressão adicional. O correto é secar com toques leves.
5. Evite álcool e tabaco
Fumar é contraproducente quando o que se busca é proteger a pele das agressões causadas pelo ar condicionado. A fumaça do tabaco possui toxinas que ressecam a pele.
O álcool é outro composto desidratante. Não só atua como diurético, promovendo a expulsão de água do corpo, como também complica a reidratação subsequente.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.