Saúde e Bem-estar

Fique atenta: Aqui estão alguns sintomas de câncer de mama que você pode detectar em casa

Ao menor sinal da doença, é muito importante consultar um médico especialista!

Câncer de mama
Reprodução/Pexels (pexels.com)

O mês de outubro é conhecido no Brasil e mundo a fora pelo movimento ‘Outubro Rosa’, que tem como objetivo principal compartilhar informações e proporcionar a conscientização para a população sobre o câncer de mama.

ANÚNCIO

De acordo com o Ministério da Saúde, este é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, acontece um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam de forma repetida até formarem um tumor maligno.

É muito importante estar atenta ao menor sinal da doença e procurar um médico especialista o quanto antes. Por isso, a seguir, vamos apresentar alguns sintomas que podem ser detectados em casa mesmo, segundo o portal Nueva Mujer. Confira:

1. Sangramento anormal

Esse sintoma deve ser sempre considerado um alerta, seja por câncer de mama ou qualquer outra doença. Neste caso, algumas pessoas apresentam sangramento nos mamilos. A retração ou afundamento do mamilo é um dos sinais mais claros do câncer de mama.

2. Emagrecimento repentino

Perder cinco ou mais quilos sem razão aparente pode ser um sintoma claro de câncer de mama. Sofre-se hipermetabolismo, ou seja, aumento do gasto energético. Isso pode ser devido à falta de apetite, sensação de saciedade, dificuldade para engolir ou até mesmo sintomas de ansiedade.

3. Dor no peito

Nos estágios iniciais da doença, é incomum sentir dor ao palpar ou apertar a mama. No entanto, quando o câncer avança, há aumento da sensibilidade e da dor apenas ao tocá-lo.

4. Menopausa precoce

Ser mulher com mais de 55 anos, ter histórico familiar da doença, ter iniciado o ciclo menstrual antes dos 12 anos, ter menopausa tardia ou prematura, obesidade, entre outros, podem ser alguns riscos que aumentam a possibilidade de sofrer de câncer de mama.

ANÚNCIO

Outros sinais de alerta:

- Um novo caroço na mama ou na axila (debaixo do braço).

- Aumento da espessura ou inchaço de uma parte da mama.

- Irritação ou afundamento na pele da mama.

- Vermelhidão ou descamação na região do mamilo ou da mama.

- Afundamento do mamilo ou dor nessa área.

- Descarga do mamilo, exceto leite, incluindo sangue.

- Qualquer alteração no tamanho ou formato da mama.

- Dor em qualquer parte da mama.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/10/01/siga-estas-dicas-e-aproveite-os-dias-de-praia-mesmo-durante-o-periodo-menstrual/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/09/29/5-dicas-simples-e-infaliveis-para-evitar-a-transpiracao-excessiva/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias