Recentemente, escolas no distrito de Palm Beach, Flórida, nos EUA, convidaram os pais dos alunos para levá-los às aulas. A iniciativa tinha o objetivo específico de aumentar o engajamento de pais na vida escolar dos seus filhos.
O departamento de educação da Florida moldou a iniciativa em uma pesquisa ao longo de 30 anos, que mostrou os efeitos positivos na participação familiar no cotidiano escolar das crianças, melhorando o desempenho e as notas.
“As descobertas sugeriram que quando os pais estão ativamente envolvidos na educação dos filhos, os alunos têm melhor desempenho acadêmico, menos problemas de indisciplina e se tornam adultos mais responsáveis”, revela o site do departamento de educação da Flórida.
As escolas trabalharam para fazer a iniciativa inclusiva para além dos pais biológicos. Tios, avôs, primos, irmãos ou qualquer outra figura masculina adulta poderia fazer parte da iniciativa.
A iniciativa pediu para que pais fossem além de apenas transportar a criança à escola. Eles deveriam participar das etapas de preparo dos alunos, como ajudar a organizar a mochila, os deveres de casa, vestir as crianças e aumentar efetivamente a participação na vida escolar.
Entre as ideias que surgiram a partir dessa iniciativa estão a criação de um grupo de pais na escola e diminuir a desigualdade entre homens e mulheres nas tarefas familiares.
Enquanto a realidade de muitas famílias é de sobrecarga das mães nos diversos trabalhos domésticos, pais e crianças carecem de maior envolvimento e participação positiva no dia a dia.
· · ·
Se você gostou deste texto, é provável que também se interesse por:
Homem com 97 filhos pede ajuda ao governo
Marcos Mion: “O casamento não é a festa mais importante que o pai tem que dar pra filha”
Cleo Pires revela que Fábio Jr foi um péssimo pai
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.