As suculentas estão cada vez mais em alta quando o assunto é decorar a casa com plantas. Elas possuem raiz, talo ou folhas engrossadas, o que permite o armazenamento de água em grandes quantidades. São plantinhas fáceis de cultivar e que se adaptam a qualquer ambiente.
No entanto, mesmo que os cuidados com as suculentas sejam simples, elas costumam ter um crescimento mais lento e, se não receberem a devida atenção, podem perder cor, tamanho e força.
Sendo assim, que tal conhecer dicas para fazer as suas suculentas crescerem mais bonitas e saudáveis? Confira 6 a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:
1. Irrigação
É importante ter atenção especial à rega para melhorar o crescimento das suculentas. Como elas são caracterizadas pela capacidade de armazenamento, o fornecimento de água deve ser esporádico. Não mais frequentemente do que a cada três ou quatro dias.
Regar com água purificada pode melhorar ainda mais suas condições, pois diferentes sustâncias presentes na água do grifo podem afetar seu desenvolvimento. Existem também algumas pessoas que usam água da chuva para fortalecer suculentas.
2. Controle a umidade do solo
Para que as suculentas cresçam saudáveis e bonitas, é necessário usar substrato orgânico e não terra comum. Por outro lado, por terem sua capacidade de armazenamento particular, as grandes quantidades de água as afetam de forma especial.
Se for observado um solo muito úmido, é ideal parar a irrigação por 15 dias ou até que esteja seco novamente. Aconselha-se a utilização de vasos com pequenos orifícios para a drenagem da água. Assim, a geração de fungos também é evitada.
3. Realize a poda
As suculentas perdem as folhas no momento de sua renovação. Portanto, uma poda ou limpeza sutil dos galhos deve ser realizada. Retirar as folhas fracas e as que já caíram não é uma tarefa opcional.
4. Forneça luz solar adequada
A exposição à luz solar deve estar bastante presente nestas espécies. Caso contrário, as folhas perdem o brilho e a cor. Portanto, é importante se certificar de que a exposição ao sol nem sempre é direta, pois pode ser prejudicial. Uma demonstração de que você está obtendo a quantidade certa é a floração anual.
Suculentas com crescimento saudável costumam florescer uma vez por ano. Por outro lado, se a planta estiver se esticando muito alto, pode significar que está buscando a luz do sol, logo, a exposição deve ser aumentada.
5. Troque o vaso
Uma dica para promover o desenvolvimento de suculentas é trocar o vaso por um maior. Assim, a planta interpreta que tem mais espaço e continua se fortalecendo. Um vaso pequeno limita seu crescimento. Entretanto, no caso de suculentas, é importante que o transplante seja feito durante os meses quentes.
6. Confira as pontas
As pontas das suculentas podem refletir maus hábitos de cuidado. Se estiverem queimadas, a planta pode estar muito exposta ao sol. Outro motivo pode ser um ambiente muito frio. Para cuidar delas desde a geração de fungos, queimaduras e apodrecimento das raízes, evite colocá-las em um prato, pois sua drenagem é dificultada.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.