Não há nada melhor do que decorar a casa com algumas flores, não é mesmo? Além de belíssimas, elas são capazes de purificar o ar, ou seja, podem melhorar a qualidade do ar que você e sua família respiram, entre outros benefícios incríveis.
ANÚNCIO
No entanto, existem algumas flores que podem ser ótimas para decorar a fachada de casa e criar um lindo telhado natural. É o caso das rosas trepadeiras, pertencente à família da Rosaceae.
Contudo, é preciso cuidar delas corretamente para que permanecem saudáveis e deem flores abundantes. Sendo assim, que tal conhecer algumas dicas simples de como fazer isso? Confira 6 a seguir, de acordo com o portal Mejor Con Salud:
1. Luz e localização
Primeiramente, é importante saber que as roseiras trepadeiras devem ser plantadas onde recebam luz natural e temperatura adequada para o seu bom crescimento. Este local deve ter exposição solar direta que varia durante o dia e não ultrapassa quatro horas diárias.
Embora este seja um cuidado geral, deve-se considerar as especificações de cada variedade de rosas trepadeiras, pois cada uma pode exigir mais ou menos tempo de sombra. Por outro lado, a área onde a roseira é cultivada precisa ter uma superfície de apoio na qual a planta possa se enroscar enquanto cresce.
2. Substrato e irrigação
As rosas trepadeiras gostam de um substrato úmido, por isso precisam permitir uma boa drenagem. Isto garantirá que o solo mantenha a umidade proporcionada pelas regas constantes, mas não ficará encharcado, pois danificará as raízes da planta.
É importante ter em mente que em países com estações, a irrigação deve ser modificada ao longo do ano. Nos meses quentes é necessário regar quatro vezes por semana; enquanto nos mais frios deve-se o fazer duas vezes.
ANÚNCIO
3. Fertilizante
As rosas trepadeiras requerem solo com boa disponibilidade de nutrientes para manter uma floração abundante. Sendo assim, pode-se utilizar fertilizantes. Aproveite para adubar no final do inverno e início da primavera! Este é o segredo da floração total. Especificamente, variedades de rosas em flor requerem uma dose extra de fertilizante no início do verão.
4. Guias fortes
As guias das roseiras trepadeiras devem ser fortes e estáveis, visto que após a floração a planta aumenta seu peso. Da mesma forma, você não deve plantá-las tão perto das plantas, portanto deve colocá-las a cerca de 30 centímetros de distância.
Utilize amarras para direcionar as hastes, de acordo com o formato que deu às guias. Embora deva ser um laço forte, não se deve apertar muito o caule, pois isso impedirá que cresça de forma saudável.
5. Poda
A poda é outro cuidado básico das rosas trepadeiras porque, por serem trepadeiras, seu crescimento pode ficar descontrolado ou estagnar. A primeira poda deve ser feita três anos após o plantio.
Depois, o processo pode ser repetido no final do inverno ou início da primavera, quando termina a floração. Durante este exercício é necessário retirar rebentos velhos, danificados ou secos. Os cortes devem ser sempre feitos na diagonal acima do botão.
6. Proteção contra pragas
As pragas mais comuns das rosas trepadeiras são o oídio e a mancha preta, mas também pulgões e aranhas vermelhas. A época em que é mais provável que apareçam é na primavera, portanto, durante esse período é preciso estar atenta e atender a qualquer infestação.
Atuar aplicando fungicidas específicos para esse tipo de praga. O ideal é que sejam opções ecologicamente corretas e nas doses indicadas por cada fabricante para cuidar da saúde geral da roseira.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.