Comportamento e Relacionamento

Esses são os erros que você PRECISA evitar após terminar um relacionamento

Lembre-se: seu ego e autoestima já estão doendo com a situação - não piore tudo com conversas internas negativas.

ANÚNCIO

O término de um relacionamento pode ser verdadeiramente doloroso e difícil. Isto porque, muitas vezes, ele significa não ter mais ao seu lado a pessoa com quem você dividia os altos e baixos da vida, confiava seus medos e segredos mais profundos e planejava um futuro.

E, após o rompimento, é bastante comum ser invadida por sentimentos e pensamentos desagradáveis, como, por exemplo, tristeza, raiva e frustração. Contudo, vale destacar que, por mais que pareça natural se entregar a esses estados, eles só pioram as coisas e atrapalham o seu processo de cura.

Por isso, se você deseja parar de sofrer mais cedo ou mais tarde, que tal descobrir erros que precisa começar a evitar? Confira 7 a seguir, de acordo com o psicólogo Guy Winch, no portal Psychology Today (em inglês):

1. Usar uma conversa interna negativa

Uma das coisas mais comuns que as pessoas fazem depois de um rompimento é serem duras consigo mesmas. Você pode acabar listando todas as suas deficiências, falhas e inadequações. No entanto, lembre-se de que seu ego e sua autoestima já estão doendo – não piore a situação.

Usar o diálogo interno negativo após um término doloroso é o mesmo que quebrar a perna e depois decidir acertá-la com um martelo. Seja compassiva consigo mesma como seria com uma amiga cujo coração acabou de ser partido.

2. Refletir sobre seus erros

Talvez você tenha cometido erros no relacionamento e precise aprender com eles, mas a maioria das pessoas consegue descobrir quais foram eles rapidamente.

Por mais tentador que seja meditar e ruminar sobre eles e repassá-los repetidamente – não o faça. Isto só fará você se sentir pior e atrasará sua recuperação emocional.

3. Idealizar o seu ex

Uma das tarefas de superar uma pessoa é tirá-la do pedestal e desidealizar tanto ela quanto o relacionamento. Se o seu ex partiu seu coração, ele e/ou a relação simplesmente não foram tão incríveis quanto você pensava.

Portanto, você deve mudar suas percepções sobre quem era a pessoa para incluir de forma realista as várias falhas e defeitos de caráter que ela exibiu durante o processo de separação. Romantizar o seu ex e relembrar bons momentos só tornará mais difícil e doloroso lidar com a realidade do rompimento.

4. Embarcar em novas oportunidades românticas

Você não deve se dedicar a um novo relacionamento quando seu coração ainda está partido, mas também deve ser proporcional ao tempo que se dedica para “sofrer” e “superar” alguém.

Se você namorou apenas dois meses, por exemplo, não é sábio nem necessário tirar seis meses de folga do namoro com outra pessoa. Estabeleça um prazo razoável e “volte ao jogo” quando esse período tiver passado.

5. Fazer uma pausa nas atividades que gosta

Naturalmente, você pode não sentir vontade de fazer as coisas que gostava quando seu coração ainda está doendo. Contudo, deve estabelecer um período razoável de “luto” e depois voltar a se envolver no que gosta.

Evitar tais atividades priva você de distrações importantes e reprime aspectos de quem é como pessoa. Por outro lado, envolver-se em atividades que ama, mesmo que ainda não consiga desfrutá-las plenamente, ajudará a reconectá-la ao seu eu principal e à pessoa que era antes do término.

6. Afastar-se de quem te ama e valoriza

O instinto de retraimento pode ser poderoso após uma separação, mas só deve ser tolerado por um período limitado de tempo. Ao evitar as pessoas que te amam e valorizam, você está se privando do carinho, do amor e da preocupação deles, que são importantes para sua autoestima e recuperação.

Sendo assim, mesmo que não se sinta totalmente preparada para isso, conecte-se com pessoas que se preocupam com você. Sinta-se à vontade para pedir que evitem discutir o rompimento, se preferir não falar sobre isso.

7. Manter lembretes dolorosos ao seu redor

Pode ser tentador manter lembretes da pessoa ou relacionamento ao seu redor, como, por exemplo, fotografias, lembranças, mensagens e presentes.

No entanto, esses itens são um lembrete vívido e constante da relação e, como tal, também podem ser dolorosos. Embora possa não ser necessário eliminar tudo, tenta pensar se ter esses itens por perto está impedindo-a de seguir em frente e até que ponto seria melhor removê-los de vista.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/11/14/5-formas-de-estragar-o-seu-relacionamento-atraves-do-whatsapp-que-voce-deve-evitar-o-quanto-antes/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/11/13/relacionamento-5-sinais-que-o-seu-parceiro-da-sem-perceber-quando-esta-te-traindo-com-uma-pessoa-no-trabalho/

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO