As plantas e flores têm sido cada vez mais utilizadas para trazer um design novo e autêntico para a decoração de casa, não é mesmo? Isto porque, elas são capazes dar um toque verde especial e embelezar qualquer espaço. E, uma excelente opção para cultivar são as gazânias.
ANÚNCIO
De acordo com o portal Melhor Com Saúde, esta planta de origem africana cativa pelo seu aspecto silvestre, semelhante às margaridas. Os atributos que possui permitem classificá-la como uma espécie ornamental de fácil manutenção.
Entretanto, se você é nova no cultivo, que tal descobrir agora mesmo algumas dicas simples para cuidar de suas gazânias para que elas floresçam por muito mais tempo? Confira 5 a seguir, segundo o mesmo portal acima.
1. Garanta um bom espaço
Esta planta não é rígida ou exigente quanto ao espaço. Ela se encaixa perfeitamente dentro ou fora de casa. Em todo caso, o principal é que o local garanta uma boa dose de sol.
A ideia é que as gazânias percebam a luz e possam abrir suas pétalas durante o dia. Quando deixadas na sombra, as pétalas não ficam expostas e o arbusto produz menos flores.
2. Mantenha o solo nutrido
Um experimento publicado pela Plant Archives analisou o efeito do potássio no crescimento vegetativo e floral da gazânia. Os resultados revelaram um aumento significativo em termos de altura, número de folhas, peso e raízes; ou seja, fornecer o mineral ao substrato favoreceria o desenvolvimento.
Fertilizá-las a cada 2 semanas, fornecer matéria orgânica, bem como composto ou húmus, são dicas para prolongar o tempo de floração desta flor.
ANÚNCIO
3. Multiplique por estacas
O método de reprodução das gazânias é por estacas, que você pega no outono e prepara para o inverno dentro de casa. Plante-as em vasos com cerca de 10 centímetros de profundidade e deixe de molho até que a planta fique em pé.
4. Regule os excessos do clima
Esta planta é originária do sul da África e está acostumada a ambientes extremamente ensolarados. Mas, se as gazânias do seu jardim apresentarem folhas queimadas ou danificadas, seria conveniente movê-las para a meia-sombra. É importante também verificar a ponta das folhas, pois é esta parte que começa a queimar.
5. Dose a quantidade de água
A resistência das gazânias aos climas áridos evita que você tenha que ficar atenta às regas permanentes. Elas apreciam a hidratação quando o substrato está seco um pouco abaixo da superfície.
Para saber, insira um palito de madeira ou o dedo, pelo menos até 5 centímetros; se a haste voltar seca, prossiga para regar. Caso contrário, causa alagamento e aumenta as chances de apodrecer a planta. Programe a rega a cada 2 semanas no verão se estiver com as estacas do vegetal.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.