Os primeiros anos de vida determinam muito a autoestima de uma pessoa, por isso você deve ensinar esses hábitos à sua filha para que ela seja uma mulher forte e empoderada.
Dessa forma, qualquer situação da vida não poderá derrubá-la ou afetá-la. Ela sempre lembrará do seu valor, se dará o lugar que lhe pertence e manterá longe dela pessoas tóxicas que não acrescentam em nada.
Hábitos que deve ensinar à sua filha
Dar a sua opinião
É importante que, uma vez que sua filha possa se defender, escolher suas preferências e ter critério, você permita que ela se expresse. Dessa forma, ela saberá que sua opinião e sua voz são valiosas, e terá coragem de se fazer respeitar quando crescer, além de fortalecer sua autoestima. Ela saberá que não há nada de errado em expressar discordância de forma educada e discutir com critério. Comece com pequenos passos, como permitir que ela escolha sua roupa diária.
Ser autossuficiente
Ensine o valor do dinheiro mostrando que ela tem talento para aproveitá-lo e viver como uma mulher independente. Se ela quiser vender cupcakes ou limonada, ajude-a a administrar seu próprio dinheiro para que ela possa ser mais consciente do valor de tudo.
Afirmações
Um dos hábitos que você deve ensinar à sua filha para que ela se torne uma mulher empoderada são as afirmações positivas, onde ela repete diariamente em frente ao espelho o quão valiosa ela é, reconhecendo seu valor e atributos pessoais. Você pode pedir a ela todos os dias para repetir: “eu sou inteligente”, “eu sou capaz”, “eu sou poderosa”.
Apóie seus interesses
Facilite a sua filha a exploração dos seus interesses e paixões, fornecendo recursos, livros e atividades relacionadas com as suas áreas de interesse. A faça saber que os seus passatempos são importantes e que ela pode se dedicar ao que ama, independentemente do que seja.