Por turismo, negócios, prazer, visitar familiares, comércio e muitas outras razões, os Estados Unidos se tornaram o destino perfeito para milhares de brasileiros que sonham em estar nas ruas do país norte-americano. Mas fazê-lo legalmente implica tempo, dinheiro e até um pouco de sorte, pois eles precisam ter o documento do visto para poder entrar e sair sem problemas.
Atualmente, o pagamento do processo de visto tem um valor de US$ 185 que devem ser pagos à Embaixada dos Estados Unidos. Após efetuar o pagamento, você deve agendar sua entrevista, comparecer na data designada e aguardar se o cônsul aprovará ou não.
O que eles perguntam na entrevista do visto?
Quando você estiver na entrevista do visto, na maioria das vezes o cônsul vai lhe fazer perguntas sobre sua vida privada, profissional ou familiar, que podem estar relacionadas com suas respostas no formulário ou não.
As pessoas especialistas em entrevistas recomendam sempre dizer a verdade, pois dizem que os cônsules têm conhecimentos até em psicologia, então se disserem mentiras, pode ser descoberto.
Uma das perguntas que sempre são feitas na entrevista é se você tem familiares que entraram ou estão no país ilegalmente. É recomendável que você diga a verdade, se tem ou não, pois é possível que o entrevistador já conheça a realidade e isso pode afetar se você obtém o visto ou não.
Outro dos principais aspectos é que você deve ter provas de forte conexão com o seu país, como certificado de trabalho, compromissos acadêmicos ou laços familiares que o obriguem a retornar ao Brasil.