Estilo de Vida

Árvore de Jade: 6 erros que você comete nos cuidados com a planta e deve evitá-los o quanto antes

Um erro comum no cuidado da árvore de jade é negligenciar as pragas e deixá-las assumir o controle, por exemplo.

ANÚNCIO

Não tem coisa melhor do que encher a casa com plantas. Além de embelezar os espaços e dar um toque verde natural e especial, elas também são capazes de melhorar e renovar a qualidade do ar.

Uma excelente opção de planta para ter em casa é a Árvore de Jade, pois além de linda, ela também é uma espécie relacionada à boa sorte e a abertura de novas oportunidades, de acordo com Feng Shui, antiga prática chinesa.

No entanto, é preciso estar atenta aos cuidados já que, quando feitos incorretamente, podem secar as folhas da planta, entre outros problemas.

Por isso, que tal conhecer agora mesmo alguns comuns erros na manutenção da Árvore de Jade que você deve deixar para trás? Confira 6 a seguir, segundo o portal Mejor Con Salud.

1. Irrigação em excesso ou insuficiente

Esta planta requer rega moderada, portanto, não fazer isso pode fazer com que a planta murche e resseque. Porém, isso é fácil de consertar, retomando a rega e vendo como ela se recupera aos poucos.

Por outro lado, quando há rega em excesso, comete-se um erro que pode não ter solução. Isso faz com que as folhas de jade fiquem amareladas e, ao tocá-las, você verá que perderam firmeza. Este erro também faz com que apodreça nas raízes, cujo sintoma são as folhas e caules translúcidos.

2. Má drenagem

A drenagem é fundamental para todos os tipos de plantas. Ela garante que a água que a planta não necessita não fique estagnada, evitando que as raízes sejam danificadas. Em particular, a árvore de jade precisa de um substrato muito bem drenado e arejado, para não reter mais água do que o necessário.

Da mesma forma, o solo deve ser bem drenado, para evitar o crescimento de fungos e outros microrganismos que gostam de umidade. Se está cometendo esse erro, resolva adicionando perlita, pedra-pomes ou turfa, em partes iguais, ao substrato.

3. Iluminação inadequada

Por serem nativas da África do Sul, as árvores de jade precisam de uma área com boa iluminação. Na verdade, quando a estação do ano impede que isso aconteça, como no outono, é normal que ela perca as folhas; que é devido à ausência de luz.

Outro sintoma que indica que a planta não está recebendo luz suficiente é quando ela se estica. Isto acontece porque ela tenta alcançar a fonte de luz mais próxima que possui.

Colocá-la em um espaço de casa onde não recebe luz é outro erro comum. Resolva isso colocando a planta próxima a uma janela onde entra luz, mesmo que indireta. É claro que durante o inverno essa posição muda, pois as correntes frias podem danificá-la.

4. Altas temperaturas

Esta planta também precisa de uma temperatura ideal, que fica entre 13 e 24 graus Celsius. Isso ocorre porque a geada pode ser mortal para a espécie, assim como temperaturas muito altas podem queimá-la.

Neste sentido, outro erro de cuidado que deve ser evitado são as mudanças bruscas de temperatura. Você notará que quando isso acontece as folhas da planta caem; embora cresçam quando se adaptarem ao novo ambiente.

5. Pragas negligenciadas

Outro erro no cuidado da árvore de jade é negligenciar as pragas e deixá-las assumir o controle e danificar seu arbusto. As mais comuns são as cochonilhas e os ácaros, além de fungos ou mofo. Eles nem sempre são fáceis de detectar, mas a revisão constante a ajudará a identificar qualquer coisa fora do comum.

6. Deficiência de nutrientes

A árvore de jade não precisa de muitos cuidados, mas necessita de um substrato bem nutrido. Você notará que há deficiência de nutrientes quando a planta cresce muito lentamente ou não cresce, somada à constante perda de folhas.

Fique atenta também se a planta ficar amarelada ou começar a murchar até morrer, mesmo que esteja regando e seguindo outras dicas básicas. Ao identificar que há problemas com nutrientes, pegue um fertilizante e aplique.

Você pode até fazer isso uma vez por ano, não espere que a planta pareça doente. Entretanto, não exagere, pois o fertilizante em grandes quantidades queima as raízes. Para evitar esses riscos, pode usar orgânicos como o café moído.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/12/26/plantas-as-4-especies-que-voce-nunca-deve-ter-em-casa-porque-trazem-ma-sorte-segundo-feng-shui/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/12/25/plantas-de-versatilidade-ao-seu-jardim-com-essas-10-especies-de-flores-altas-maravilhosas/

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO