É maravilhoso ter plantas em casa, não é mesmo? Além de proporcionar elegância e um toque verde natural aos espaços, elas também são ótimas para renovar o oxigênio e melhorar a qualidade do ar.
ANÚNCIO
Uma excelente opção para cultivar em casa é o manjericão. Conhecido por ser utilizado para fins culinários e medicinais, ele é fácil de cuidar e possui diversos tipos diferentes, o que provavelmente muita gente não sabe.
Portanto, que tal conhecer alguns deles agora mesmo? Confira 7 a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:
1. Manjericão-comum
Seu nome científico é Ocimum basilicum. É nativo do sul da Ásia, mas também é cultivado em todo o mundo. A planta e seus óleos essenciais têm compostos bioativos que promovem a saúde, segundo uma revisão do Expert Opin Drug Metab Toxicol. Na cozinha, é frequentemente utilizado para preparar molho pesto, marinadas e saladas.
2. Manjericão-roxo
Derivado do manjericão-comum, seu nome científico é Ocimum basilicum var. purpurascens. A planta não cresce muito e não ultrapassa meio metro de altura. É rico em antocianinas, de acordo com uma publicação na Food & Function. Além do mais, destaca-se por suas propriedades antimicrobianas.
3. Manjericão-santo
A planta do manjericão-santo pode atingir um metro de altura. Suas folhas ficam roxas quando cresce em pleno sol, caso contrário, elas ficam verdes. De acordo com uma revisão publicada na Pharmacognosy Reviews, esta variedade possui compostos com potencial anti-inflamatório, antioxidante, antidiabético, antimicrobiano, cardioprotetor e analgésico.
4. Manjerico
É um dos tipos de manjericão usados para fins decorativos e se caracteriza pelo seu pequeno tamanho. Óleos essenciais ricos em eugenol e linalol são obtidos desta planta, duas substâncias com potencial antimicrobiano, conforme artigo da revista Molecules.
ANÚNCIO
5. Manjericão-italiano
O manjericão-italiano é popular pelas suas aplicações na culinária italiana. É muito utilizado na preparação de massas e pizzas. É caracterizado por suas folhas grandes e curvas, frequentemente utilizadas na preparação do famoso molho pesto.
6. Manjericão-de-folha-larga
O seu nome se deve ao fato de possuir uma substância que também está presente na canela e que lhe confere um aroma particular. As folhas são verdes, mas algumas apresentam tons avermelhados ou roxos. Embora alguns o usem para fins culinários, geralmente é apenas decorativo.
7. Manjericão-limão
O manjericão-limão é um híbrido entre o manjericão-comum e a espécie Ocimum americanum. A planta não atinge meio metro de altura e tem flores brancas. Costuma ser usado na culinária árabe, persa e tailandesa devido ao seu cheiro especial de limão. Geralmente é incluído em receitas de saladas, sopas, ensopados e pratos grelhados.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.