Acima de tudo, doloroso, assim pode ser a presença do herpes labial, uma infecção que infelizmente é incurável e muitas pessoas no planeta sofrem com isso e só lhes resta encontrar maneiras de poder controlá-lo.
Possivelmente você é portador e ainda não sabe, porque mais da metade da população é infectada pelo vírus do herpes simples tipo 1 (HSV-1), de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o que significa que a possibilidade de contágio é constante tanto na boca quanto nos genitais.
Causas e tratamentos
Geralmente, ele tende a se manifestar com sintomas leves, mas quando é causado pelo calor do verão, pode se tornar crônico e doloroso, resultando em vermelhidão e ardência, geralmente acompanhados por um leve inchaço.
“Muitos de nós somos infectados pelo vírus do herpes simples desde a infância. Quando tínhamos faringite ou amigdalite, mais conhecidas como anginas, esse vírus permaneceu latente em nosso organismo. É por isso que falamos do famoso ‘fogo’ e ele volta a aparecer ocasionalmente em nossos lábios”, explica a dermatologista Ana Molina ao ‘Tn’.
Algumas causas que podem favorecer o aparecimento do herpes labial são:
- Um processo infeccioso, como um resfriado.
- O frio.
- As alterações hormonais, como a menstruação ou a gravidez.
- Os problemas leves na pele dos lábios, como a secura ou as rachaduras.
- O estresse e o cansaço.
- A exposição ao Sol.
Este último é um dos fatores que pode influenciar no surgimento dessas bolhas no verão, já que com a exposição ao Sol, ao ar condicionado ou à água do mar ou da piscina, ocorrem muitas mudanças de temperatura de maneira habitual.
Se já houver sintomas, existem certos cuidados que podem ser tomados para que não voltem a aparecer:
- Manter os lábios hidratados para que a pele esteja em bom estado.
- Usar um batom com proteção solar.
- Descansar bem e alimentar-se corretamente para melhorar o estado de saúde geral.
- Evitar o estresse.