Todos nós já enfrentamos o estresse alguma vez em nossas vidas. Mas há pessoas para as quais lidar com a chamada doença do século XXI é uma batalha diária que afeta muito sua saúde.
Embora muitos não deem a devida importância a essa doença, cada vez mais há também uma maior conscientização sobre ela e as técnicas disponíveis para combatê-la, como a meditação guiada.
De acordo com ‘Melhor com Saúde’, essa prática é ideal para combater situações estressantes porque diminui o cortisol, melhora a concentração, o sono e ajuda a controlar a ansiedade.
Exercícios de meditação guiada
Se você quiser experimentar, apresentamos três dos melhores exercícios de meditação guiada para relaxar em momentos estressantes e lidar com suas emoções de forma saudável, conforme citado pela fonte.
Antes de começar, é importante buscar um lugar tranquilo e livre de distrações onde você possa realizá-los. Você também deve incorporá-los em sua rotina e ser constante para ver resultados.
Além disso, é aconselhável não pular as instruções e, de preferência, usar fones de ouvido para melhorar a experiência. Se você seguir os passos, notará as mudanças em você muito mais rápido do que imagina.
Exercício de respiração controlada
Os exercícios de respiração controlada permitem relaxar a mente. Basta sentar-se em um lugar confortável com as costas retas e o corpo relaxado. Em seguida, feche os olhos e concentre-se na sua inspiração.
Preste atenção em como o ar entra e sai e estabeleça um ritmo específico para respirar. Enquanto você faz isso, observe todas as sensações que experimenta relacionadas a esse processo de respiração.
Durante este exercício, é muito comum que surjam pensamentos sobre muitas coisas. Assim que começar a divagar, volte para a respiração. Após alguns minutos, abra os olhos e perceba como se sente.
Exercício de varredura corporal
Neste exercício, é praticada a atenção plena em várias partes do corpo. Antes de começar, é necessário encontrar uma postura confortável, fechar os olhos e respirar profundamente várias vezes.
Após seguir esses passos, concentre-se em diferentes áreas do seu corpo e no que você sente. Comece pelos pés e vá avançando em cada região. Você deve se concentrar especialmente em analisar o seu abdômen.
Em seguida, continue subindo por cada parte até chegar à cabeça. Termine meditando como você se sente em geral. Se sua mente divagar, concentre-se em sua respiração e retome a observação.
Por último, abre os olhos e respire várias vezes. Procure relaxar as extremidades e deite-se ou levante-se, dependendo do que consideres necessário para você neste momento posterior.
Exercício de mindfulness
Assim como nos anteriores, para realizar este exercício, primeiro é necessário estar confortável e respirar várias vezes de forma profunda. Em seguida, feche os olhos e concentre-se em como você inspira e expira.
Enquanto os pensamentos começarem a surgir, observe-os, mas sem fazer julgamentos e deixe-os ir embora. Volte sua atenção para as respirações. Em seguida, expanda sua atenção para os cheiros, sons e texturas.
Medite em cada uma delas deixando que sua mente flua. Se você se distrair, volte para as inspirações e para o que o guia indicar. Observe as sensações que você tem e deixe-as escorregar.
Quando se sentir mais relaxada, finalize a meditação. Novamente, abra os olhos e permite-se readaptar ao seu ambiente antes de prosseguir com o resto das atividades para a tua vida diária.
No Spotify, YouTube e plataformas de streaming, você pode encontrar muitas séries ou vídeos de meditação guiada que podem ajudá-lo a tornar essa prática parte de sua rotina para reduzir o estresse.