Recentemente, um vídeo se tornou viral nas redes sociais, no qual um cachorro salva a vida de sua dona ao detectar que algo está errado com ela.
Bailey é o nome do cão e no vídeo pode-se ver o momento em que ele para sua dona Katie de caminhar para fazê-la sentar depois de se sentir mal e quase desmaiar, devido a um episódio de síndrome de taquicardia postural ortostática (POTS). Em seguida, ele pega o frasco de comprimidos que sua dona deve tomar durante os ataques, entrega a ela e até abre a geladeira para pegar uma garrafa de água para que ela tome os comprimidos e se hidrate, evitando assim um possível desmaio.
O vídeo foi compartilhado no X (anteriormente Twitter) pela conta @porqueTTarg, e imediatamente esse clipe curioso deixou os usuários surpresos, alcançando até o momento 10 milhões de visualizações.
Este não é o primeiro vídeo em que Bailey ajuda sua dona. Katie tem uma conta no Instagram com seu cachorrinho (@serviceaussiebailey), onde ela compartilha conteúdo sobre a assistência que seu animal de estimação, um pastor australiano de 4 anos, oferece quando ela tem o síndrome de taquicardia postural ortostática (POTS).
Anteriormente, em uma entrevista com a CNN em 2023, Katie explicou que seu cachorro é capaz de detectar padrões de comportamento nela quando ela está prestes a desmaiar, e ele é treinado para dar seus medicamentos e apoiá-la durante o episódio. “Enquanto ele estiver comigo, sei que estou segura e não preciso me preocupar com nada”, declarou Katie, destacando a importância dos cães de serviço.
O que são os cães de serviço?
São conhecidos como cães de serviço os cães que são treinados especificamente para ajudar ou prestar auxílio a humanos que tenham deficiências ou problemas de saúde.
Os animais de estimação podem detectar doenças?
Este momento viral fez com que as pessoas questionem se os animais podem detectar doenças.
E durante a mesma cobertura da CNN, a especialista em animais María Goodavage explicou que os cães "são especialistas em ler a linguagem corporal de seus donos. Eles podem ver mudanças até nos olhos, se conhecem bem seus cuidadores. Eles os estudam e sabem com certeza quando algo está errado".
"Quando há mudanças nos hábitos, seja por razões físicas ou emocionais, os cães percebem. Além disso, o olfato deles lhes permite detectar até mesmo doenças humanas, e embora não saibam cientificamente exatamente o que o cheiro indica, eles podem relacioná-lo a algo negativo", acrescentou Goodavage.
É importante acrescentar que os cães têm 50 vezes mais receptores de olfato do que os humanos e, de acordo com várias pesquisas, são capazes de farejar tipos de câncer, mal de Parkinson e depressão.
E de acordo com um estudo publicado pelo 'Science Daily', revela-se que os cães podem farejar problemas de saúde, uma vez que o seu sentido do olfato é o mais desenvolvido. Além disso, eles podem detectar doenças como narcolepsia, enxaqueca, diabetes e podem perceber sentimentos como medo ou estresse, já que notam o aumento de cortisol, de acordo com a revista 'Dog Time'.
Além disso, embora não haja evidência científica, eles podem detectar a gravidez, pois pelo seu olfato podem perceber mudanças nos hormônios e feromônios das mulheres grávidas.