Estilo de Vida

Como isolar um teto do barulho do vizinho?

Existem várias alternativas para evitar os ruídos nos tetos e aqui explicamos para você

ANÚNCIO

Mariana comprou um apartamento e, animada, mudou-se esperando encontrar tranquilidade. No entanto, essa paz desejada nunca chegou. Os barulhos do vizinho transformaram sua casa em um inferno.

Não há nada mais desagradável do que ouvir os ruídos que ocorrem no bairro ou que vêm de fora. Há uma série de situações diárias como mover móveis, falar alto ou gritar, o latido de um cachorro, andar de salto alto ou as crianças brincando, entre outras, que nos afetam. Está comprovado que esse impacto influencia nosso bem-estar, descanso e gera estresse.

Em Mariana, gerou muito estresse por meses, ela conversou com os vizinhos e eles se recusaram a qualquer alternativa porque não estavam dispostos a mudar seu estilo de vida. Ela teve que buscar uma solução, isolando o teto de seu apartamento para não ouvir ruídos.

Também não era viável para Mariana vender a casa, então ela conversou com especialistas e a alternativa mais adequada foi investir em um bom isolamento acústico.

O ruído um problema de saúde pública

De acordo com o portal Sate Mediterráneo, estudos e pesquisas têm demonstrado que o ruído excessivo constitui um grande problema para a saúde pública.

Por esse motivo, uma das principais preocupações é reduzir a poluição sonora e ajustá-la aos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foi comprovado que uma exposição prolongada a mais de 80 dB pode resultar em perda auditiva permanente.

O excesso de ruído aumenta os distúrbios do sono, causa perda de audição, afeta o sistema circulatório, além de criar estresse e ansiedade, como aconteceu com Mariana. Para evitar que isso prejudique nossa saúde, a melhor opção é buscar alternativas eficientes.

Um dos maiores desafios na construção é garantir o conforto térmico e acústico, para isso, são utilizadas técnicas e materiais com excelentes características para alcançá-lo.

Uma das técnicas mais eficazes é o sistema de isolamento térmico exterior (SATE), pois tem demonstrado suas grandes vantagens para garantir o conforto acústico; no entanto, não é a única possibilidade.

Existem outros elementos que são de grande ajuda para a insonorização com sucesso e evitar esses sons tão incômodos.

Identifique o tipo de ruído

Para escolher a melhor alternativa para isolar o ruído dos vizinhos de cima, o mais correto é identificá-lo e conhecer qual é a sua origem. Seja ondas, vibrações ou qualquer impacto que nos perturbe, temos que saber com o que estamos lidando diariamente.

Utilizar materiais amortecedores

Se você quiser uma solução rápida, embora nem sempre seja a mais eficaz, é colocar materiais amortecedores de som no teto. Essas soluções têm a capacidade de absorver as ondas sonoras, reduzir o eco dos cômodos e minimizar o ruído irritante.

Utilizar painéis acústicos

Outra maneira de controlar o nível de ruído é usar painéis acústicos no revestimento do edifício. Uma boa opção é o uso de lã de rocha granulada para separar os apartamentos ou espaços, se for um complexo de escritórios.

O uso dessas placas é uma alternativa muito acertada que oferece benefícios interessantes nas construções. Um bom profissional poderá indicar qual tipo de material fonoabsorvente é o mais adequado para esse tipo de revestimento. Nesse sentido, existem duas opções que são amplamente aceitas pelos construtores e designers de interiores.

  • Espuma de poliuretano. Esta solução pode ser aplicada isoladamente no teto, uma das principais desvantagens é a estética. Por esse motivo, uma boa ideia é incluí-la no interior do falso teto. É um material que possui uma série de características que o tornam perfeito por sua rigidez estrutural.
  • Lã de rocha. Esta é outra solução isolante que é utilizada em muitas casas se ocorrer esse tipo de problema. Principalmente, é uma boa escolha para lugares onde há um alto risco de incêndio. Sem dúvida, este é outro produto que bloqueia a penetração do som externo com resultados muito favoráveis.
ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO