Os gatos fazem parte do dia a dia de muitas pessoas, mas não necessariamente dos seus sonhos. Por isso, quando alguém sonha com esses animais, não pode evitar perguntar-se sobre o significado.
O fato de que esses gatos domésticos apareçam em nosso mundo dos sonhos pode ter interpretações positivas ou negativas, mas os detalhes sempre ajudam a entender melhor o sonho.
O que significa sonhar com gatos?
De acordo com Emilio Salas, autor de ‘O Grande Livro dos Sonhos’, em entrevista à ‘Cosmopolitan’, os gatos são animais considerados como uma representação do feminino nos sonhos.
"Em sonhos, o gato sempre é considerado como um símbolo da mulher ou do feminino, tanto para o bem como para o mal, mas quase sempre sob uma aparência sensual e instintiva", explicou.
"É um sonho também muito frequente nos casos de fetichismo, nos quais o medo de ser arranhado, por exemplo, revela o medo de que a perversão seja conhecida pelos outros", acrescentou.
Agora, o significado muda radicalmente se o gato nos nossos sonhos se mostra carinhoso, ronronando perto, rodeando e miando para você, ou se você se vê a si mesma mimando o gatinho.
De acordo com a mídia, isso pode ser um sinal de que você está muito apaixonada por alguém próximo a você.
No seu site, a analista e especialista em sonhos Flo Saul explica que essa pessoa sortuda seria representada pelo gato a quem, de forma inconsciente, você deseja dar seu amor e carinho.
Mas não é a única interpretação. "Sonhar que um gato está fazendo carinhos em nós pode simbolizar que alguém está usando suas artimanhas sedutoras para conseguir tudo o que puder de nós", disse Salas.
"O simples fato de ver um gato se aproximando sorrateiramente por trás, ou ouvir seus miados em sonhos, já pressagia algum tipo de traição", afirmou. Não é surpreendente, já que os gatos também são associados à decepção e traição.
Clara Tahoces, autora do livro ‘Sonhos. Dicionário de interpretação’, afirmou à revista: “depende muito das culturas, do sonhador e de suas circunstâncias, mas em geral este animal é associado à traição e à possibilidade de sermos traídos por alguém do nosso meio...”.
No entanto, não apenas a atitude do gato em um sonho acaba sendo muito reveladora, também sua cor pode nos fornecer informações chave para podermos decifrar com precisão o significado do sonho.
"Se o gato é de cor branca, o traidor ou desleal pode ser um falso amigo, mas se é de cor preta, geralmente está relacionado com enganos de mulher, ciúmes, possíveis infidelidades e todo tipo de problemas amorosos, acompanhados também de má sorte se o gato nos arranha", destacou Salas.
Isso sim, sonhar com gatos mortos tem outro conjunto de significados; no entanto, sua interpretação dependerá em grande parte de como esses felinos são apresentados nos sonhos que temos.
De acordo com Sepi Cat, citado pela ‘Cosmopolitan’, se você é quem mata o gato no sonho porque ele estava te atacando ou ameaçando, significa que você conseguiu superar um medo recentemente.
Também significaria que você recentemente pôs um ponto final em um problema que estava te angustiando. Agora, se o gato já aparece morto, poderia ser um sinal de que você carece de autonomia e segurança.
Por outro lado, a revista relata que os gatos nos sonhos eram considerados um símbolo de “sensualidade, curiosidade, independência e agilidade” para o pai da psicanálise, Sigmund Freud.
No entanto, se os animais se comportam de forma agressiva ou suspeita, já não representam isso, mas traição e vingança, de acordo com o famoso autor de ‘A interpretação dos sonhos’.
Em conclusão, sonhar com gatos pode simbolizar o desejo de ter mais independência, mas se o gato ataca revelaria um desejo de causar dano a alguém através de engano ou vingança.