Em 2024, os fenômenos astronômicos serão espetaculares. Já começou em janeiro com a chuva de estrelas Quadrântidas e as conjunções da Lua com Vênus e Marte.
Os próximos meses serão muito movimentados em termos astronômicos e os astrólogos já se preparam para observar cada movimento para saber como afetarão as energias de cada um desses eventos.
Mas há um fenômeno que a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA, na sigla em inglês) está de olho, ocorre a cada 71 anos e em 2024 passará pela abóbada celestial.
Trata-se do cometa 12P/Pons-Brooks, também conhecido como "cometa diabo", devido a uma formação de gelo e gás em sua cauda que tem a forma de chifres.
De acordo com os dados fornecidos pela instituição que explora o Universo e entende o movimento dos planetas, o cometa diabo é três vezes maior do que o monte Everest.
Os especialistas afirmam que é um cometa do tipo Halley, ou seja, com uma órbita de comprimento médio e muito inclinada em relação ao plano da eclíptica do sistema solar. Isso também significa que para a maioria das pessoas, só poderão vê-lo a olho nu uma vez na vida.
Não é perigoso
A NASA destaca que a órbita de 12P/Pons-Brooks está a 0,18 UA (unidade astronômica de distância) da órbita da Terra em seu ponto mais próximo. "Isso significa que há uma grande distância entre este asteroide e a Terra o tempo todo".
Embora o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA tenha classificado o 12P/Pons-Brooks como um "asteroide próximo à Terra", não é considerado potencialmente perigoso porque "simulações por computador não indicaram nenhuma probabilidade iminente de colisão futura", relatou o portal Expansión.
Quando chega
Ver o cometa será uma oportunidade única, seu ponto mais próximo ao sol será em 21 de abril de 2024. No entanto, o melhor momento para vê-lo será em 2 de junho de 2024, quando estiver em seu ponto mais próximo à Terra.
A próxima vez que o cometa Diablo aparecerá será no ano de 2095, ou seja, mais de sete décadas de espera.