Os narcisistas aproveitam-se dos nossos sentimentos para nos manipular e controlar até que quebremos o ciclo tóxico, isso está relacionado ao hoovering, um comportamento que está em crescimento.
Isso pode passar despercebido no meio do enamoramento que sentimos, mas na realidade, quando alguém nos machuca tanto, passa a ser dependência emocional, mas você deve aprender a reconhecê-la para detê-la antes que seja tarde demais.
O termo “hoovering” refere-se a uma tática manipuladora usada em relacionamentos abusivos. É quando uma pessoa abusiva tenta atrair novamente a atenção e o afeto da vítima após um período de afastamento ou término do relacionamento. O objetivo do “hoovering” é fazer com que a vítima se sinta culpada, confusa e insegura, levando-a a retornar ao relacionamento abusivo.
De acordo com especialistas, o "hoovering" é classificado como uma tática de manipulação que um narcisista usa para te arrastar de volta a um relacionamento tóxico, e se manifesta em um fato trivial como te enviar uma mensagem de forma inesperada.
Dessa forma, ele voltará a estar presente em seus pensamentos, causando muita confusão, já que terminaram mal e não se supõe que sejam amigos. No entanto, isso não importa para ele e ele te escreverá dizendo que sente sua falta, viu algo que o fez pensar em você ou qualquer outra frase desse tipo, como uma declaração de amor.
Isso é percebido como uma tentativa de reconciliação, mas antes de ceder, lembre-se da razão original pela qual você terminou com essa pessoa. Se ela for narcisista, não vale a pena voltar.
A principal característica do hoovering é que ele entra em contato com você do nada depois de muito tempo sem falar. "Seus textos costumam ser coisas que costumavam fazer juntos ou que o lembrem de você. Como ouvir uma música que costumavam cantar juntos, assistir a um filme que você gostava ou talvez enviar um simples 'sinto sua falta'", aponta Glamour.
O objetivo é claro: causar nostalgia em você diretamente e ocorre principalmente em datas especiais como Natal, Ano Novo ou seu aniversário. Às vezes, se manifesta tentando entrar em contato através de seus familiares ou amigos, aparece do nada em sua casa ou trabalho e pode até evoluir para ameaças físicas se você não prestar atenção.