O que começou como uma viagem dos sonhos pelas Ilhas Maldivas, acabou se tornando um completo pesadelo para a atriz Ashley Park, que interpretou o papel de Mindy Chen na popular série ‘Emily em Paris’. Seus planos eram receber o ano de 2024 em grande estilo, mas quase perdeu a vida quando ficou doente com amigdalite. Ela usou sua conta no Instagram para contar sua história dramática.
Park, de 32 anos, procurou três hospitais na ilha para descobrir o que tinha, pois estava piorando cada vez mais. Ela ficou internada por uma semana na unidade de terapia intensiva, até que finalmente, após "incontáveis exames, testes, injeções e dores insuportáveis", determinaram que ela tinha um choque séptico crítico que estava deteriorando seu organismo.
Sua confissão nas redes sociais gerou reações de celebridades, como a própria Lili Collins, protagonista da série, assim como Paris Hilton, Eiza González, Busy Philipps, Glen Powell, Donatella Versace e Olivia Culpo, entre outros. Diante disso, muitos internautas se perguntaram como a saúde da atriz pôde deteriorar tão rapidamente.
Bem, o choque séptico é "a manifestação mais grave de uma infecção. Isso ocorre como consequência de uma resposta inflamatória sistêmica grave que leva a um colapso cardiovascular e/ou microcirculatório, e a uma hipoperfusão tecidual (passagem de um fluido, através do sistema circulatório ou linfático para um órgão ou tecido)", de acordo com a pesquisa "Manejo do paciente em choque séptico", realizada pelo médico Alejandro Bruhn C.
Este episódio grave pode ser causado por qualquer tipo de bactéria, fungos e (raramente) vírus, de acordo com o Medline Plus, pois este portal especializado em medicina explica que "as toxinas liberadas por bactérias ou fungos podem causar danos nos tecidos. Isso pode levar à pressão arterial baixa e funcionamento deficiente dos órgãos".
Por sua vez, a MayoClinic afirma que antes de o corpo entrar em colapso devido ao choque, o paciente sofre de sepse, que é uma condição grave em que o corpo responde de forma inadequada a uma infecção.
Quais são os sintomas de um choque séptico?
Cada organismo reage de maneira diferente e também pode variar se o paciente for uma criança, um adulto jovem ou idoso, no entanto, existem certas manifestações. Os portais mencionados anteriormente indicam que os sintomas podem ser: braços e pernas frios e pálidos, temperatura alta ou muito baixa, calafrios, tonturas, pressão arterial baixa, especialmente ao ficar em pé, palpitações, frequência cardíaca rápida, sonolência profunda ou dificuldade para ficar acordado, confusão e dificuldade para respirar, entre outros.
Ashley manifestou que sua saúde melhorou, apesar das estimativas iniciais dos médicos. Ela é sortuda por estar viva, já que esse episódio tem uma alta taxa de mortalidade. Estima-se que até 40% dos pacientes como Park morram após um choque séptico.