O azeite de oliva é um dos óleos mais saudáveis que existem, por isso é recomendado incorporá-lo à nossa dieta diária, seja para usá-lo como tempero em saladas, para preparar compotas, fritar ou assar.
ANÚNCIO
O seu consumo regular traz grandes benefícios para o nosso organismo. Por exemplo, ajuda a reduzir o colesterol no sangue, além de ser capaz de proteger o nosso corpo contra danos oxidativos.
Apesar de que o azeite de oliva é mais caro do que os outros óleos, geralmente dura muito mais e pode ser usado em diferentes preparações para evitar as gorduras saturadas que causam tanto dano ao nosso corpo.
Grandes benefícios que seu consumo diário gera
Ao consumir 20 gramas diários de azeite de oliva virgem ou extra virgem, fornecemos ao nosso organismo uma boa dose de antioxidantes naturais, como os polifenóis ou vitamina E, componentes que ajudam a proteger as células e os lipídios no sangue contra danos oxidativos, além de melhorar a pele.
Também reduz o colesterol presente no sangue, o que diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas coronárias ou outras doenças cardiovasculares. Mas não só isso, já que o azeite de oliva extra virgem também reduz o risco de desenvolver câncer.
Por outro lado, como o azeite de oliva é uma gordura insaturada, contribui para a perda de peso, apesar de ser um alimento calórico, pois reduz o apetite.
Além disso, o azeite de oliva ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a diabetes, ao mesmo tempo que preserva e melhora a saúde do nosso cérebro.
ANÚNCIO
Sabe-se que os componentes do azeite de oliva retardam a doença de Alzheimer e contribuem para fortalecer o sistema imunológico, combatendo bactérias resistentes a antibióticos.
O azeite de oliva também traz benefícios para o nosso sistema nervoso, por isso o seu consumo pode melhorar o estado de espírito e ajudar no tratamento da depressão ou ansiedade, pois aumenta os níveis de serotonina.