Estar em um relacionamento sério pode ser algo verdadeiramente especial. Significa ter ao seu lado todos os dias alguém para amar, cuidar e confiar. Além disso, é sobre ter uma pessoa para partilhar os altos e baixos da vida, confiar medos e inseguranças, e fazer planos para o futuro.
Entretanto, é preciso estar atenta e não permitir certos comportamentos de seu parceiro só porque você o ama. Por exemplo, o fato dele te culpar por tudo de ruim que acontece na relação.
Saiba que a culpa nunca é sua, ou pelo menos não como seu companheiro aponta. Um relacionamento envolve duas pessoas, então é função de ambos fazer com que funcione, não apenas de um lado.
Existem diversas razões por trás de um parceiro que culpa você por tudo. Sendo assim, que tal descobrir algumas agora mesmo para fugir desta relação antes de cair em um jogo tóxico? Confira 4 a seguir, de acordo com o portal Nueva Mujer:
1. Ele tem baixa autoestima
Uma pessoa com baixa autoestima encontra vários defeitos em si mesma, mas, infelizmente, essa aversão muitas vezes pode afetar seus relacionamentos. Ela pode estar lutando com suas emoções e com a vida em geral, porém se sente incapaz de pedir ajuda.
Isso a leva a apontar o dedo para qualquer um presente. É mais fácil culpar o outro pelos erros que comete, tornando-se uma válvula de escape para seus pensamentos e sentimentos difíceis.
2. Ele não assume responsabilidade
Algumas pessoas não conseguem aceitar seus erros e acabam apontando o dedo para os outros. Se algo der errado, mesmo que tenham sido elas, não assumirão a responsabilidade por isso. Muitas vezes acabam se convencendo de que investem mais no relacionamento e que não estão sendo reconhecidas.
3. Ele está infeliz no relacionamento
Um ponto grosseiro, mas honesto. Se a culpa é uma constante e atingiu o auge, seu parceiro pode não estar feliz e, com isso, descontando sua frustração em você. É assim que aos poucos ele acaba te arrastando para a sua infelicidade, fazendo-a sentir que fez algo errado. Não se permita ser alvo de descontentamento!
4. Ele se arrepende de algo que fez
Às vezes, quando alguém faz algo de que não se orgulha, projeta esses sentimentos no outro. Em vez de enfrentar o arrependimento ou a culpa, faz com que outra pessoa pareça que se sente mal por “se libertar” deste fardo. É quando a inteligência emocional e a responsabilidade emocional desempenham um papel tão importante em uma relação amorosa.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.