Na maioria dos relacionamentos, incluindo aqueles que sempre parecem felizes e perfeitos, é normal brigar de vez em quando. Embora seja óbvio que há coisas que são proibidas, como insultos, gritos e, é claro, qualquer forma de violência física.
Quando ambas partes aprendem a discutir de maneira efetiva e respeitosa, pode ser uma maneira de aprender mais um com o outro, manter seus limites e resolver problemas que poderiam afetar a saúde a longo prazo do relacionamento.
Escolha suas palavras com cuidado. Embora as emoções geralmente sejam intensas durante as brigas, é sempre importante fazer declarações ponderadas e responder ao seu parceiro com calma durante os conflitos. Em última análise, a comunicação eficaz deve ser o cerne de qualquer disputa. A escolha errada de palavras pode rapidamente piorar uma briga e tensionar ainda mais o relacionamento com seu parceiro.
Ao falar com cuidado durante as discussões, permite-se ser mais intencional e transmitir sua mensagem com maior clareza.
Frases que nunca deves dizer
“Pare de ser tão dramático; ou você está exagerando”
Essas frases servem para dizer ao seu parceiro que os sentimentos dele não são importantes. A resposta dramática e a ‘reação exagerada’ sugerem que há emoções intensas envolvidas. Permitam-se sentir e digerir essas emoções antes de explodir com o outro. Acima de tudo, expliquem seus sentimentos em vez de descartá-los.
Iniciar uma reclamação com "você sempre" ou "você nunca"
Essa frase coloca a outra pessoa na defensiva e geralmente as acusações nunca são verdadeiras. Especialistas em relacionamentos sugerem trocar essas frases acusatórias por frases mais pessoais como “minha preocupação é...”. Dessa forma, em vez de reclamar que seu parceiro sempre deixa a toalha no chão, você pode tentar isso: “minha preocupação é que eu vou acabar pegando a toalha do chão, você poderia ser mais organizado?”.
"Acalme-se!"
Não é preciso dizer que essa frase alegre geralmente tem exatamente o efeito oposto. Basicamente, você está dizendo que não pode tolerar o incômodo do outro, o que invalida suas emoções. É importante que seu parceiro se sinta seguro ao expressar suas emoções, inclusive as negativas. Então, se você realmente não tem certeza do porquê ele está tão bravo, pergunte por que ele está mais chateado.
“Não se comportes como o meu ex”
Principalmente quando estão nas primeiras etapas do relacionamento ou sabem que houve alguma situação complicada com seus ex, nunca devem dizer uma frase assim durante uma briga. Você terminou com seu ex por uma razão, então não cometa o erro de mostrar ao seu parceiro que acredita que seu ex e o atual são similares de alguma forma. É uma grande ofensa.
"Não me importa"
Esta é uma das coisas que seu parceiro nunca deveria te dizer, porque ouvir um “não me importo” de alguém que se supõe que se preocupa com seus melhores interesses pode estimular o medo do abandono e erodir cuidadosamente um relacionamento ao longo do tempo. Mesmo que você não esteja falando sério, faça o possível para se abster de dizer isso ao seu parceiro, especialmente quando ele estiver falando sobre algo que significa muito para ele.