Estilo de Vida

Seu cachorro pode estar com depressão? Conheça 8 sintomas

Conhecendo esses sinais, você poderá intervir o quanto antes

ANÚNCIO

· · ·

“O cão é o melhor amigo do homem”.

Um ditado popular resume a relação de companheirismo que desde muitos anos vem sendo cultivada entre os humanos e os cachorros.

Em tempos de redes sociais, não faltam exemplos comprovando essa teoria.

Vídeos virais de cachorros demonstrando sua infinita lealdade para com os seus donos são comuns.

Casos de enfermidade, mortes ou nascimentos são acompanhados de perto pelos cachorros das famílias. Eles são capazes de andar por quilômetros em prol de seus donos.

A sensação que temos é de ele nos entendem por completo e transbordam amor incondicional.

Enquanto humanos, tentamos retribuir de todas as formas. Muitas pessoas, inclusive, são acusadas de exagero, por darem um tratamento demasiado humano para seus pets.

Esse suposto excesso vem do fato de estarmos plenamente conscientes de que embora os cachorros não falem, tratam-se de animais sociais e emocionais.

Levando isso em consideração, sabemos identificar quando eles estão em sofrimento?

Como identificar sinais de depressão em nossos amigos caninos? A seguir, compartilhamos os principais indícios:

  1. Perda de apetite ou distúrbios alimentares: mudanças nos hábitos alimentares podem ser um indicativo de desconforto emocional em cães.
  2. Sonolência excessiva: se ele dorme demais e mostra falta de energia durante todo o dia, pode estar experimentando tristeza.
  3. Perda de interesse por atividades e rotinas diárias: a falta de interesse em brincar ou interagir com o ambiente e as pessoas pode ser um sinal de depressão.
  4. Lamentos ou gemidos frequentes: cães deprimidos podem expressar seu desconforto por meio de gemidos ou uivos sem motivo aparente.
  5. Movimentos arrastando as patas: esse comportamento pode indicar um estado emocional negativo.
  6. Problemas urinários e fecais: incontinência urinária ou fecal durante o sono pode ser um sinal de tristeza ou ansiedade.
  7. Comportamentos compulsivos: morder as patas ou lamber excessivamente podem ser comportamentos compulsivos associados à depressão em cães.
  8. Falta de afeto e retraimento: cães deprimidos podem mostrar menos afeto para com seus donos e procurar abrigo em locais escondidos, como debaixo de mesas.

Caso identifique esses sintomas, procurar um veterinário é fundamental.

Paralelo a isso, você pode tomar algumas atitudes na rua rotina com o cachorro como, ampliar seu tempo de passeio e evitar seu isolamento, por exemplo.

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO