O corpo, como se fosse uma máquina, também se deteriora com o tempo e muitas de suas funções começam a apresentar sinais de desgaste. O envelhecimento acontece em todas as escalas e, é claro, a boca não escapa disso. Assim como outras áreas, ela manifesta certos sinais de que o tempo está passando e que não pode ser evitado. No entanto, é possível retardar esse processo.
Estas são algumas das indicações de que sua boca entrou no processo de envelhecimento:
1. Gengivas retraídas
As gengivas podem recuar com a idade, expondo as raízes dos dentes e aumentando o risco de sensibilidade dentária e cáries. Para reverter isso, você pode escovar os dentes com suavidade, usar fio dental regularmente e visitar o dentista para obter tratamentos como enxertos de gengiva, se necessário.
2. Boca seca
À medida que o tempo passa, o corpo produz menos saliva, por isso a boca fica mais seca do que antes, e isso se agrava se certos medicamentos forem tomados. A diminuição na produção de saliva também desprotege os dentes. Beber bastante água, evitar álcool e tabaco, e usar enxaguantes bucais sem álcool podem ajudar a aliviar a secura bucal.
3. Mudanças na sensibilidade oral
O envelhecimento traz consigo sensibilidade oral, seja ao frio ou ao calor, assim como mudanças significativas no sentido do paladar. Uma das formas de aliviar esses sintomas é usando um creme dental especial para dentes sensíveis, embora seja necessário consultar um médico se o problema persistir.
4. Diminuição da força da mordida
Isso não significa que você não será capaz de morder corretamente, mas sim que à medida que os anos passam, os músculos do rosto vão perdendo a força de mordida e isso, é claro, resulta em algumas dificuldades para mastigar certos tipos de alimentos. Para retardar isso, será necessário fazer exercícios para fortalecer a mandíbula e, consequentemente, a mordida.
5. Doenças periodontais
O Centro Sciani, especializado em odontologia, localizado na Espanha, afirma em seu site que a partir dos 40 anos o corpo começa a manifestar certas doenças bucais, como sangramento, inflamação das gengivas ou mau sabor. No entanto, ressalta que tudo isso pode ser prevenido com uma boa higiene bucal.
Sabendo que o tempo pode estar afetando sua boca, é necessário e vital ter uma alimentação saudável, pois isso evitará o aparecimento de manchas e a perda de cor, de acordo com o conselho da dentista espanhola Sara Márquez Sánchez, do Instituto Dentofacial Isidro y Márquez. A especialista também afirma em seu site que é preciso controlar o bruxismo para não danificar o esmalte dos dentes.