Comportamento e Relacionamento

“Dar tudo” por um relacionamento é tóxico e estas são as razões psicológicas que confirmam isso

Entregar mais do que o necessário em um relacionamento é desgastante e faz parte desses comportamentos de excesso de esforço que não devemos permitir

ANÚNCIO

Entregar mais do que o necessário em um relacionamento amoroso é desgastante e faz parte desses comportamentos de excesso de esforço que não devemos permitir por motivos de autoestima.

Temos a ideia de que quanto mais damos, mais recebemos, ou seja, é uma maneira de manter a outra pessoa feliz ao nosso lado para que ela não nos abandone, mas o que estamos fazendo é nos fechar em comportamentos pouco saudáveis.

Por que não devemos "dar tudo" em um relacionamento de casal?

De acordo com Mejor con Salud, querer “dar tudo” em um relacionamento pode ser motivo de dependência emocional, baixa autoestima e crenças pouco saudáveis relacionadas ao amor, que nos motivam a nos esforçar demais para mostrar que amamos com todo o coração e que precisamos fazer a nossa parte para que tudo não desmorone.

Isso é verdade, devemos ser proativos, atentos e detalhistas com nosso parceiro, mas tudo tem um limite. Além disso, deve ser recíproco. Nosso parceiro também precisa dar sua parcela de 50% para que exista um equilíbrio no relacionamento.

“Cedo ou tarde, exigiremos à outra pessoa que dê uma porcentagem similar (que mude) ou nos desgastaremos até que o vínculo se enfraqueça e, finalmente, se rompa”, explica a mesma fonte.

"A relação ideal é aquela em que cada um dá cinquenta por cento e amar alguém não implica sacrifício, nem nos desgastarmos até que não reste nada de nós mesmos", acrescentam, pois caso contrário nos fecharemos em um ciclo de dor e frustração.

Se a outra pessoa não estiver disposta a fazer a sua parte, é hora de sair, porque as suas necessidades também importam. Devemos entender que às vezes as coisas não correm bem e que o amor não é suficiente para sustentar um relacionamento, porque, mesmo que tenhamos a ilusão de que durará e de que tudo ficará bem apesar de todos os problemas, a realidade é que nos tornamos dependentes do outro.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO