Um novo estudo traz boas notícias para aqueles que têm dificuldade em encontrar tempo para se exercitar regularmente. Segundo a pesquisa, mesmo realizando atividades físicas apenas uma ou duas vezes por semana, é possível perder peso, desde que as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) sejam atendidas.
ANÚNCIO
O estudo, publicado na revista 'Obesity', destaca a eficácia do que é popularmente chamado de 'guerreiros de fim de semana'. Essas pessoas, que concentram sua atividade física em apenas um ou dois dias por semana, podem colher os mesmos benefícios de saúde que aqueles que se exercitam com mais frequência, desde que alcancem as metas estabelecidas pela OMS.
De acordo com Lihua Zhang, cientista de saúde do Hospital Fuwai e professora do Peking Union Medical College, em Pequim, China, a promoção desse padrão de exercício pode ser uma alternativa valiosa para aqueles que têm compromissos diários que limitam o tempo disponível para se exercitar.
Descobertas e implicações do estudo
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 9.600 participantes e descobriram que tanto os 'guerreiros de fim de semana' quanto os participantes regularmente ativos apresentaram menor gordura corporal e abdominal, além de índices de massa corporal (IMC) mais baixos. Isso sugere que mesmo um regime de exercícios semanais pode ter um impacto significativo na saúde.
Beverly Tchang, professora assistente da Weill Cornell Medicine em Nova York, EUA, enfatizou que qualquer atividade física é melhor do que nenhuma, e que as pessoas devem escolher atividades que se adaptem ao seu estilo de vida. O professor Zhang complementou, destacando que todas as formas de exercício são bem-vindas, seja corrida, caminhada, ciclismo ou outras opções.
Este estudo oferece uma visão encorajadora para aqueles que lutam para incorporar exercícios regularmente em suas rotinas, demonstrando que mesmo pequenas mudanças podem levar a grandes benefícios para a saúde.