A harmonia e fluidez das vibrações em cada pessoa são determinadas pelos centros de energia de acordo com o hinduísmo, que chama esses núcleos de chakras, de onde o ser humano consegue ter um equilíbrio entre o emocional, intelectual, espiritual e físico. Quando um desses chakras está bloqueado ou saturado, especificamente o relacionado à sexualidade, isso começa a afetar o bem-estar físico e emocional.
É por isso que você pode estar experimentando algumas doenças genitais, bem como certos apegos doentios, que não permitem que você avance. Mas, tudo isso tem uma solução muito além da medicina tradicional à qual também é necessário recorrer. Quando se está nessa situação, é preciso optar por limpar as energias sexuais para ter uma mudança positiva.
Os chakras estão localizados ao longo de toda a coluna vertebral, começando com o Muladhara, que está no períneo e está associado à estabilidade e sobrevivência; em seguida vem o Swadhisthana, localizado no abdômen inferior, dois dedos abaixo do umbigo e relacionado às emoções, sexualidade e prazer. O terceiro chakra é o Manipura, localizado perto do estômago e relacionado com a vontade pessoal, autoestima e identidade.
Enquanto o quarto, chamado Anahata, está localizado no centro do peito e é o centro da compaixão, do amor incondicional. O quinto, Vishuddha, localizado na garganta, está relacionado com a comunicação, a expressão pessoal e a verdade. Os dois últimos são os chakras Ajna e Sahasrara, que estão no centro da testa e no topo da cabeça, respectivamente. Estes estão relacionados com a intuição, a sabedoria e a conexão com o divino.
Quando o centro de energia Swadhisthana está desalinhado, é necessário fazer uma limpeza energética e será necessário o acompanhamento de um terapeuta, que fará um diagnóstico para depois sugerir a melhor forma de equilibrar as cargas.
No entanto, algumas das práticas para desbloquear este chakra são a meditação e visualização, o que permitirá liberar qualquer energia estagnada ou negativa. Isso pode envolver visualizar a energia fluindo livremente através de cada chakra.
En termos mais corporais, pode-se utilizar a massagem terapêutica ou a liberação miofascial para ajudar a liberar tensões físicas e emocionais armazenadas no corpo, especialmente em áreas onde a energia sexual se concentra.
Também será necessário algum tipo de terapia energética, como imposição de mãos ou terapia de polaridade, para ajudar a equilibrar e harmonizar os núcleos de vibrações. Além disso, rituais e práticas de autocuidado, como banhos de purificação, exercícios de respiração ou práticas específicas de yoga que ajudem a manter o equilíbrio energético após a sessão terapêutica.