Algumas residências, especialmente apartamentos, podem ter banheiros sem janelas. Mais do que isso, às vezes, a estrutura do prédio impede que uma janela seja aberta na parede, nesses casos é necessário dedicar atenção a alguns métodos que impedem que a umidade cause problemas.
Esse tipo de problema causa o surgimento de mofo, que além de aspecto desagradável nas paredes, tetos e azulejos, pode prejudicar a saúde. O principal malefício do mofo são doenças e alergias que podem ser causadas ou agravadas pelos fungos.
Entre a lista de problemas respiratórios, estão as alergias, sinusite, rinite, asma entre outras. Devido a esses perigos, deve-se evitar a proliferação e evitar o surgimento de novos focos.
Dicas para banheiros sem janelas
Porta
A ventilação do ambiente é fundamental para evitar a presença de fungos. Por isso, sempre que não estiver em uso, a porta deve ser mantida aberta.
Plantas
Decorativas em banheiros modernos, as plantas filtram o ar e a umidade, desse modo diminuem as chances de aparecimento de colônias de fungo. Lírio da paz, eucalipto, espada de São Jorge são opções viáveis.
Exaustor
O aparelho funciona reduzindo as gotículas de água no ambiente através de captura. O controle da umidade desse aparelho pode impedir mofo nas paredes e móveis. Deve-se ter cuidado para que não entre em contato com fontes de água para evitar problemas elétricos.
Produtos de limpeza
A limpeza é fundamental para remoção de novos focos de fungos e de bactérias. Deve-se usar semanalmente água sanitária, desinfetante, saponáceo, tira limo e limpador multiuso.
Essas dicas servem para impedir a proliferação de mofo e bolor, no entanto, alguns casos demandam especialistas, seja para avaliar a melhor solução ou para aplicação de métodos anti-mofo, como tintas específicas que prometem evitar esse problema.
· · ·
Se você gostou deste texto, é provável que também se interesse por:
Segredo de arquiteto: pendure quadros na parede sem precisar furar
Não regue suas plantas com água da torneira e descubra o motivo
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.