O colágeno é uma proteína responsável por dar firmeza e elasticidade à pele, fazendo com que pareça jovem e fresca e não tenha rugas.
Geralmente, a pele começa a perder colágeno a partir dos 25 anos e a cada ano essa perda aumenta, por isso é que começam a aparecer as rugas, linhas de expressão na testa e os pés de galinha.
No entanto, existem maneiras de combater a perda de colágeno aos 30 anos e vamos te dizer como conseguir isso.
Formas de combater a perda de colágeno aos 30 anos
Não se exponha ao sol
Embora você não acredite, expor-se ao sol é um dos fatores que mais contribui para a perda de firmeza e elasticidade da pele, levando ao aparecimento de rugas.
Por isso é importante que você não se exponha ao sol e, se for fazê-lo, use protetor solar, mesmo que não vá se expor ao sol, você deve aplicar o protetor ao sair de casa para proteger sua pele.
Consuma alimentos ricos em vitamina C
Se quiser combater a perda de colágeno, os alimentos com vitamina C são indispensáveis, pois ajudarão a fazer sua pele parecer radiante e firme.
Você pode adicionar alimentos ricos em vitamina C à sua dieta, como frutas vermelhas, abacaxi, melancia, melão, kiwi, brócolis, espinafre e pimentões, e terá uma pele bonita.
Hidrate-se muito bem e diminua o açúcar
A hidratação é vital para manter sua pele fresca e combater a perda de colágeno e o recomendável é consumir 2,5 litros de água por dia.
Além disso, é muito importante parar de consumir alimentos com açúcar ou gorduras, pois afetam a produção de colágeno e elastina devido às suas proteínas de baixa qualidade, conforme revelam especialistas.
Consuma infusões anti-inflamatórias e antioxidantes
Também é importante consumir infusões antioxidantes e anti-inflamatórias como o chá verde e gengibre para combater a perda de colágeno.
Estes tipos de chás e infusões são perfeitos para retardar as rugas e ajudar a firmeza da pele.