Todas sabemos que uma das tarefas mais difíceis é esquecer um ex, por isso foi criado o ‘squealing’, uma nova técnica que tornará o processo mais suportável para que você possa passar pelo luto em paz. Sempre nos pressionamos para superar rapidamente e fingir que não dói, mas isso só resulta contraproducente a longo prazo.
Além dessa dica recomendada pelos psicólogos, existem outras práticas que podem ajudar a obter alívio, como dedicar tempo aos seus hobbies, trabalhar no seu amor próprio, desabafar escrevendo em um diário (journaling) e praticar meditação e exercício físico.
O que é ‘squealing’?
Bem, Marie Claire define o squealing como “uma técnica que nos convida a estar presentes e enfrentar nossos sentimentos, algo que muitas vezes evitamos quando estamos emocionalmente feridos”. Por isso, é importante entender que é melhor passar pela desconforto a curto prazo do que prolongar nosso calvário emocional.
"Consiste em levar os momentos de tristeza através da realidade, de forma a podermos mitigar a força das emoções sem cair na negação ou em cenários imaginativos que nos impeçam de crescer e eventualmente superar completamente a pessoa", apontam.
Isso pode ser alcançado através de diferentes práticas para viver o que sentimos, mas sem ficarmos estagnados na dor. Por exemplo, criando uma rede de apoio com familiares ou amigos com quem possas desabafar e ser sincera sobre o que sentes.
Deixe-se levar pela tristeza nos momentos em que puder se conectar com você mesma, chorar, escrever e simplesmente liberar aquilo que sente que a está sobrecarregando internamente. Reflita sobre o que está sentindo, o que desencadeou esse sentimento e tente enfrentar esses momentos com calma e exercícios de respiração.
Também lembre-se de se desintoxicar do seu ex. “Muitas vezes é dito que parar de seguir ou bloquear seu ex-parceiro é uma atitude infantil, mas na realidade você está cuidando de sua saúde mental o tempo todo. Muitas pessoas não conseguem seguir em frente porque estão constantemente stalkeando”, recomendam.