Se o seu ex-parceiro tem um tipo de apego evitativo, geralmente é difícil saber realmente quais eram seus sentimentos e se ela realmente se apaixonou por você, como chegou a dizer. A alta presença de sinais confusos te mantém em constante vaivém, pois assim como expressou que você era seu amor, também era muito fácil ele se afastar de você, mostrar-se distante ou frio.
Isso é comum em pessoas que possuem esse tipo de vínculo, pois de acordo com o Psicologia Online, eles se caracterizam por evitar a intimidade emocional e a dependência nos relacionamentos. Eles costumam fugir de compromissos para não perder sua independência e é muito difícil chegar ao ponto em que se mostram vulneráveis.
Por isso, como saber se um evitativo realmente se apaixonou por você e se lembra de você?
Bem, os especialistas afirmam que, independentemente do seu estilo de apego, os evitativos podem se apaixonar "assim como qualquer outra pessoa. Ter esse tipo de apego não significa que sejam incapazes de experimentar sentimentos românticos", embora tendam a se afastar emocionalmente.
Eles podem sentir uma forte atração por alguém e ao mesmo tempo se retrair se sentirem que seu espaço pessoal está sendo comprometido.
No entanto, as chaves para saber se um evitativo se apaixonou são: ter interesse pelo parceiro mas ainda assim manter distância emocional ou física, sentir-se sobrecarregado à medida que o relacionamento avança, necessidade de espaço para processar seus sentimentos, dificuldade em expressar suas necessidades emocionais ou responder às do parceiro.
Se o relacionamento não pôde se consolidar por qualquer circunstância, um evitativo mostrará que pensa em você e sente sua falta fazendo-se notar com pequenos gestos como clicar em ‘curtir’ no seu conteúdo nas redes sociais, escrever casualmente para saber como você está ou para contar coisas, fazer elogios repentinos ou através de sua linguagem corporal, como proximidade com você ou seu olhar apaixonado.