Estilo de Vida

As varizes não discriminam ninguém: o que são e como preveni-las

As veias varicosas são veias inchadas e tortuosas que podem ser vistas logo abaixo da pele das pernas

ANÚNCIO

Mariana tem 25 anos, segue uma alimentação saudável, pratica exercícios, estuda, trabalha e há alguns meses notou em suas pernas uns pequenos fios entre azul e roxo. Serão varizes? Essa pergunta passou por sua mente. Mas o fato de ser tão jovem fez com que ela imediatamente descartasse essa ideia.

Embora muitas de nós tenham dificuldade em acreditar, as varizes são mais comuns do que podemos imaginar e não discriminam idade ou sexo. Homens e pessoas de todas as idades podem tê-las.

Mariana, ao perceber o que tinha nas pernas, consultou um médico e sim, ele confirmou que as veias visíveis, inchadas e de cor azul ou roxa que apareceram em suas pernas muito tonificadas são varizes.

O que são varizes?

De acordo com o Medline Plus, as veias possuem válvulas que ajudam a manter o fluxo sanguíneo em uma única direção em direção ao coração. Se as válvulas estiverem fracas ou danificadas, o sangue pode parar e se acumular nas veias. Isso faz com que as veias inchem, o que pode levar a varizes.

As varizes são veias inchadas e tortuosas que podem ser vistas logo abaixo da pele. Geralmente ocorrem nas pernas, mas também podem se formar em outras partes do corpo. As hemorroidas são um tipo de varizes.

As varizes são muito comuns em homens e mulheres, mas têm maiores riscos:

  • As mulheres ou homens mais velhos
  • As pessoas com obesidade
  • Pessoas sedentárias ou que não fazem exercícios.
  • As profissões de risco onde você pode passar muitas horas em pé ou muitas horas sentado
  • As pessoas com histórico de familiares com varizes, como é o caso de Mariana.

Como detectá-las a tempo

É muito importante observar qualquer anomalia em suas pernas, como no caso de Mariana, que começou a ver essas manchas como fios. O ideal é procurar imediatamente um médico para o tratamento e assim evitar que as veias varicosas se tornem visivelmente inflamadas e proeminentes.

Há alguns sintomas que podem indicar problemas de circulação venosa e aqui os explicamos:

Pernas pesadas e cansadas

A sensação de peso nas pernas, especialmente após ficar em pé por longos períodos ou no final do dia, pode ser um sinal precoce de má circulação venosa.

Inchaço nos tornozelos e nos pés

A acumulação de líquido nos pés e tornozelos no final do dia é outro indicativo de que as veias podem ter dificuldades em devolver o sangue ao coração.

Cãibras nas pernas

As cãibras noturnas ou que ocorrem sem uma causa aparente podem ser um sinal precoce de varizes. Muitas vezes, elas podem ser dolorosas e perturbar o sono.

Mudança de cor na pele

Mudanças na coloração da pele das pernas, como áreas que ficam mais escuras ou azuladas, podem indicar um acúmulo de sangue e ser um precursor de varizes.

Aranhas vasculares

São pequenos vasos sanguíneos superficiais dilatados que podem aparecer nas pernas e ser um indicativo precoce de problemas venosos subjacentes.

Como prevenir

  • Se movimentar: O exercício regular é o melhor aliado para combater as varizes, caminhar pode ser um deles e isso ajudará a melhorar a circulação das suas pernas.
  • Peso saudável: Manter um peso adequado reduz a carga sobre as suas veias.
  • Descanso adequado: elevar as pernas ao descansar e não cruzá-las ao sentar pode ajudar a evitar que as varizes piorem.
  • O uso de roupas folgadas e evitar longos períodos em pé também pode ajudar.
  • O uso de meias de compressão: Estas aplicam pressão nas veias das pernas, ajudando a esvaziá-las e reduzi-las a um tamanho normal.
ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO