Estar em um relacionamento amoroso pode ser uma das coisas mais especiais desta vida. Significa ter alguém ao seu lado para dividir os altos e baixos, confiar medos e inseguranças, e também fazer planos para o futuro.
Contudo, pode ser desesperador ser invadida por pensamentos recorrentes que apontam que você está em uma relação tóxica e doentia. Mas, é importante não os desconsiderar, já que podem ser sinais do seu monólogo interior.
Por isso, que tal conhecer alguns desses pensamentos agora mesmo para começar a ficar atenta? Confira 6 a seguir, de acordo com Perrin Eliseu, portal YourTango (texto em inglês):
1. “Sinto como se estivesse pisando em ovos perto do meu parceiro”
Em relacionamentos saudáveis, existe uma sensação básica de facilidade e conforto em ser o que tem de melhor. Se você se sente constantemente pisando em ovos perto de seu parceiro, alguns assuntos não estão sendo discutidos, compreendidos ou aceitos.
Este estado de ser não irá ajudá-la a dar o melhor de si na relação ou fora dela. Inicie ou encontre ajuda para começar um diálogo saudável que lhe permitirá descobrir se tudo o que está enfrentando pode ser resolvido.
2. “Não entendo o humor do meu parceiro”
Todo mundo tem mudanças e alterações de humor. Em um relacionamento saudável, desenvolve-se um bom nível de compreensão, de modo que cada um tenha uma boa noção de quando e por que seu humor muda.
Mas, em relações pouco saudáveis, as mudanças de humor parecem misteriosas e, portanto, perigosas. Se você está constantemente insegura sobre o estado de sentimentos de seu parceiro, tome cuidado.
Ou vocês precisam trabalhar juntos para alcançar um nível de compreensão mútua, ou o relacionamento se tornará cada vez menos saudável com o tempo.
3. “Me sinto insegura sobre a ligação do meu parceiro comigo”
A desconexão e a incerteza definem relacionamentos prejudiciais. É claro que a conexão em qualquer relacionamento irá diminuir. Mas se o sentimento dominante for caracterizado pela incerteza e/ou você estiver preocupada, seu relacionamento provavelmente precisa de algum trabalho.
4. “Não tenho certeza se posso confiar que meu parceiro é fiel”
Em um vínculo forte e saudável, há um sentimento mútuo de que ambos estão juntos. Embora muitas pessoas tenham consciência de algum nível de ciúme, os casais em um relacionamento saudável podem afirmar com alto grau de certeza que sentem que seu parceiro é fiel a eles.
No entanto, um nível contínuo de preocupação com a fidelidade do seu parceiro não é um estado saudável para se viver. A preocupação elimina a energia de sua vida, amizades, trabalho e diversão.
5. “Meu parceiro não seria muito afetado se eu fosse infiel”
Quando estamos ligados a outra pessoa, a traição desse vínculo parece uma facada no estômago. Se um ou outro de vocês não se sente perturbado por sentimentos românticos ou sexuais com outra pessoa, provavelmente não há uma profundidade saudável no relacionamento. Se esse instinto não existir, pode ser uma indicação de que o vínculo também não existe.
6. “As coisas vão melhorar assim que...”
É verdade que alguns períodos da vida representam desafios para um relacionamento. Mas se você constantemente racionaliza problemas de conexão devido a eventos externos, tome cuidado. Um vínculo saudável irá ajudá-la em momentos difíceis na maioria das vezes.
Se você estiver esperando passivamente que alguma pressão externa seja aliviada, poderá esperar para sempre. Se está passando por um momento difícil, certifique-se de que seu parceiro ainda possua dinamismo e que com o tempo haja uma curva de crescimento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.