A vacina contra o vírus do papiloma humano previne o risco de contrair vários tipos de câncer relacionados a infecções por certas cepas do VPH.
A vacina contra este vírus é recomendada para ser administrada em meninas de 9 a 14 anos de idade. Já para mulheres mais velhas, a vacina só é recomendada até os 45 anos.
É recomendado vacinar mulheres com mais de 45 anos de idade?
Ao falar de mulheres adultas, a opção de vacinação deve ser realizada após uma análise prévia de um especialista. Isso se deve às evidências recentes que mostram os benefícios de receber a vacina, independentemente da idade da paciente.
Este novo pensamento destaca as várias vantagens da vacinação em mulheres após a adolescência. Um método que não só ativa a proteção individual, mas também a nível global, a fim de alcançar a imunidade de rebanho, com todas as pessoas protegidas.
O HPV é um vírus comum que se espalha através de relações sexuais. Existem muitos tipos diferentes de HPV. Embora algumas cepas possam não causar problemas mais graves que o normal, alguns tipos de HPV podem causar cânceres de:
- Colo do útero, vaginal e vulvar em mulheres
- Pênis em homens
- Ano em homens e mulheres
- Parte de trás da garganta em homens e mulheres
A importância das vacinas contra o HPV
A sua função é prevenir em grande parte os cancros causados pelo vírus do papiloma humano e é recomendada a sua administração a partir dos 9 anos, quando ainda não se iniciou a atividade sexual, portanto, não houve exposição ao vírus.
A vacina contra o HPV não protege contra todos os tipos de HPV que podem causar câncer cervical. No entanto, meninas e mulheres devem fazer exames regulares (teste de Papanicolau) para procurar alterações pré-cancerosas e qualquer sinal precoce de câncer cervical.
A vacina contra o HPV também não protege contra outras infecções que podem ser transmitidas durante o contato sexual.
A vacina pode oferecer proteção contra qualquer câncer relacionado ao HPV em qualquer faixa etária. Algumas pessoas que possam ter novos contatos sexuais no futuro e que possam estar expostas ao HPV também devem considerar receber esta vacina.