Estilo de Vida

Seu parceiro não colabora o suficiente com as tarefas domésticas? Aqui estão 5 coisas que você deve fazer

A manutenção da casa não é responsabilidade exclusiva das mulheres

ANÚNCIO

Uma cruz que muitas mulheres carregam é praticamente cuidar sozinhas das tarefas domésticas, pois seus parceiros não são participativos o suficiente. É preciso abandonar a antiga crença de que eles ‘ajudam’ nesse sentido, pois mais do que um gesto nobre, é sua responsabilidade.

Cada casal vai estabelecendo seus próprios acordos, definindo limites e criando seus calendários. O ideal é que sejam equitativos e adaptados ao estilo de vida de cada um para que possam perdurar ao longo do tempo, mas há aqueles que fecham os olhos para isso.

O que fazer se o seu parceiro não colabora com as tarefas domésticas?

Falar sobre os papéis de gênero

Uma das principais recomendações fornecidas pela Psicologia Online a respeito disso é conversar com seu parceiro sobre as crenças que ele tem sobre as tarefas domésticas. Se ele foi criado em uma família machista onde sua mãe fazia tudo, talvez ele esteja apenas imitando o que viu. Você precisa fazê-lo perceber que essas dinâmicas são injustas e obsoletas, porque você busca um relacionamento igualitário.

Procurar um ponto neutro

Talvez a sua casa não pareça um palácio extremamente impecável na maioria do tempo, mas é bom definir o padrão de higiene e ordem que a casa deve ter para que ambos se sintam confortáveis e isso combine com a agenda. A partir daí, vocês podem buscar como se organizar de segunda a sexta-feira e talvez, em um dia de fim de semana, fazer uma limpeza mais profunda.

Expressar como se sente

"Comunique ao seu parceiro como a limpeza da casa o afeta e o estresse que isso lhe gera para que ele possa entendê-lo e se solidarizar com você. Ao permitir que seu parceiro participe de sua experiência, é mais provável que ele seja mais colaborativo", aconselham da mesma fonte.

Divisão de responsabilidades

Agora sim, não adie e cheguem a acordos. Cada um escolha as diferentes atividades que devem ser realizadas para o bom funcionamento do lar, façam um horário e tentem cumpri-lo o máximo possível. Seja flexível se precisar fazer uma troca ou modificação no meio do ajuste da dinâmica.

Permita ele fazer escolhas na hora de acomodar ou decorar

Envolva-o de forma divertida em casa! “Se o seu parceiro quiser ter certos quadros, toalhas de mesa, lembranças... é escolha dele. Concordando com certos limites para a organização, é possível manter, respeitar e ser flexível com os gostos e escolhas do seu parceiro”, apontam.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO