Estilo de Vida

Congestão emocional? Veja cinco sinais de que você pode estar ‘prendendo’ suas emoções

Isso acarreta problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, a longo prazo

ANÚNCIO

Às vezes, por mecanismos de autoproteção, tendemos a evitar as emoções e nos isolarmos de nossas necessidades, criando uma congestão emocional. Isso não passa de um remédio de curto prazo que nos alivia de situações adversas ou difíceis de processar, mas que, a longo prazo, pode nos causar danos à saúde mental ou física.

Para curar, temos que nos permitir sentir, mesmo que seja desconfortável, doloroso ou nos faça sentir vulneráveis. Esta é a única maneira de evitar a somatização e nos permitir agir de acordo com o que realmente queremos. Isso pode dever-se ao fato de que, desde pequenos, não pudemos contar com pessoas que nos dessem amor ou apoio, ou que nos envergonharam por sentirmos, por exemplo, ao chorar.

Sinais de que está evitando suas emoções

Você explode com os outros

Ter acessos de raiva ou expressar seus sentimentos apenas através de brigas indica uma má regulação emocional e, portanto, você só consegue dizer o que pensa, sente ou quer da pior maneira, correndo o risco de falar sem pensar e magoar outra pessoa.

Desconforto com pessoas mais emocionais

Como eles são o oposto de você, você pode se sentir desconfortável diante de pessoas que choram, expressam suas emoções diretamente ou falam sobre os problemas que têm na dinâmica interpessoal, situação que até mesmo pode fazer você se sentir 'atacado'. Não invalide as emoções deles nem os julgue por serem como são.

Você se sente vazia

Você não se emociona tanto com várias situações da vida, não chora, não desfruta de seus hobbies... Parece que está no piloto automático e alguém tirou o sabor dos seus dias. A desconexão emocional faz com que até mesmo as coisas que costumavam nos agradar deixem de importar.

Você tende ao isolamento

Com o passar do tempo, você se tornou uma pessoa mais solitária ou prefere evitar socializar. Ao reprimir os sentimentos, acabamos nos desconectando do nosso ambiente e rejeitando manifestações de afeto do mundo exterior.

Ter comportamentos de fuga

Para contrariar as emoções reprimidas, você busca certos comportamentos de fuga, como comer em excesso, alcoolismo, focar muito no trabalho, videogames e mais.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO