Passar por um divórcio não é tarefa fácil. Além da parte burocrática, ele significa também que você não terá mais ao seu lado a pessoa com quem dividia os altos e baixos da vida, confiava medos e segredos mais profundos, e fazia planos para o futuro.
Nos estágios iniciais do processo, você pode ser invadida por sentimentos como raiva, tristeza e frustração. Mas chega o momento em que consegue virar a página e seguir em frente com a sua vida.
No entanto, como perceber que você está lidando muito bem com o divórcio? Confira agora mesmo alguns sinais saudáveis, de acordo com Karen Finn, portal YourTango (texto em inglês):
1. Você fala sobre o divórcio, mas não incessantemente
Falar sobre o que está acontecendo ajuda você a superar sentimentos honestos e a enfrentar a separação. Ajuda também a pensar em novas maneiras de lidar com todas as mudanças e demandas.
Mas você também sabe que se tudo o que fizer for falar sobre seu divórcio, provavelmente ficará preso. Portanto, perceber que não está falando sobre o assunto de forma incessante é um ótimo sinal.
2. Você sente suas emoções, mas não as deixa controlar sua vida
Você aceita que o sentimento emocional é normal, pois sua vida muda drasticamente e lamenta o que aconteceu. Mesmo assim, evita a tentação de anestesiar os sentimentos desconfortáveis com TV, álcool, drogas, comida ou até mesmo com um novo relacionamento. Isso tudo porque sabe muito bem que não conseguirá superar o divórcio ignorando-o.
3. Você está levando sua vida adiante
Seu foco principal é se inclinar para sua nova vida (não se apegar ao que está deixando para trás). Pequenos passos apropriados e intencionais dados todos os dias irão levá-la adiante.
4. Você admite que seu ponto de vista não é a única perspectiva
Embora seja tentador pensar que tudo deve acontecer do seu jeito e que sua perspectiva é 100% precisa, você reconhece a importância de ouvir todas as informações (até mesmo o ponto de vista do seu ex) para ter uma visão completa de qualquer situação antes de agir ou formar uma opinião.
5. Você permite que seus filhos amem e celebrem o pai
Não importa o quanto despreze seu ex, você sabe que ele sempre será o pai de seus filhos. E escolhe respeitar e apoiar os pequenos para manter um relacionamento o mais saudável e positiva possível com seu ex. Você não fala mal e nem o critica.
Você ama seus filhos mais do que odeia seu ex, então garante que eles também tenham o que precisam no divórcio: uma relação próxima com ambos os pais.
6. Você reserva diariamente tempo para se divertir e relaxar
Mesmo que por apenas cinco minutos, você reserva um tempo para si mesma. Esse “tempo para mim” restaura a energia vital de que precisa para passar o resto do dia.
7. Você se concentra no positivo
Você sabe que apesar da dificuldade do divórcio, sua vida ainda está repleta de bons momentos... Felizes e verdadeiras bênçãos. E percebe (e aproveita) as coisas boas diariamente.
8. Você se cerca apenas de pessoas que a apoiam
As pessoas em sua vida ouvem com compaixão quando você fala e dizem a verdade (com gentileza) quando precisa ouvi-la. Não há facilitadores ou “sim pessoas” para você.
9. Você sabe que o fracasso do seu casamento não faz de você um fracasso
Você não confunde seu casamento com quem você é como indivíduo. Você sabe que ainda é adorável e desejável.
10. Você evita o jogo da culpa
Você sabe que são necessárias duas pessoas para um casamento dar certo e duas pessoas para um casamento fracassar. Você aceita sua parte no final do casamento (mesmo que seja apenas concordar em se casar com seu ex), aprende com isso e segue em frente com sua vida.
11. Você não está apressando o processo de recuperação
Você se dá o tempo e o espaço necessários para se ajustar e criar uma nova vida como solteira sensacional.
12. Você ouve seu advogado, mas ainda toma suas próprias decisões
Você evita a confiança cega e abraça seu direito e responsabilidade de tomar as melhores decisões de longo prazo para você e sua família.
13. Você é alfabetizado financeiramente
Você assumiu a responsabilidade de aproveitar ao máximo sua situação financeira pós-divórcio e administra seu dinheiro (e talvez sua dívida) com sucesso.
14. Você procura soluções pacíficas
Você sabe que brigar com seu ex por qualquer aspecto do divórcio simplesmente não vale a pena em termos de dinheiro gasto ou de cura frustrada para toda a sua família. Você se mantém firme quando isso realmente importa, mas deixa de lado as coisas pequenas e mesquinhas.
15. Você mantém uma lista de tarefas
O divórcio é opressor, com todos os tipos de tarefas e responsabilidades com as quais você não está acostumada. Sua lista de tarefas ajuda você a ficar por dentro das coisas e realizar tudo.
16. Você não procura apoio emocional no seu ex
Apesar de anos de hábito, você sabe que seu ex não é mais seu confidente. Agora, você tem outras pessoas (amigos, família, etc.) em quem se apoiar para obter apoio emocional.
17. Você segue uma rotina saudável
Sua rotina proporciona uma sensação de segurança e proteção. É a sua calma na tempestade. Muitos aspectos do divórcio fazem você sentir que não tem controle, mas criar e manter uma rotina diária saudável e positiva a ajuda a se sentir fundamentada.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.