Tem coisa melhor do que se casar com a pessoa que você ama? Significa ter ao seu lado todos os dias alguém para dividir os altos e baixos da vida, confiar os medos e as inseguranças, e planejar o futuro.
No entanto, muitos casais acreditam que, depois de uma certa idade ou número de anos juntos, estão livres e fora de perigo. Nada disso! É preciso estar atenta ao que está acontecendo no seu relacionamento, mesmo quando você tem mais de 50 anos e celebrou alguns anos de casamento.
Sendo assim, que tal descobrir agora mesmo algumas dicas simples para manter seu relacionamento vivo e à prova de divórcio, mesmo com tanto tempo juntos? Confira 5 a seguir, extraídos do portal YourTango:
1. Nunca pare de aprender
Não presuma que só porque você sempre pensou que faria, seria ou preferiria certas coisas, é isso que tem que ser. Reserve um tempo regular para verificar a si mesma e faça perguntas como: “Estou gostando de fazer isso?” e “Isso ainda parece gratificante para mim?”.
Você pode resistir ou até ter medo de abandonar o que normalmente foi ou fez, então seja corajosa. Nunca pare de aprender o que a ajuda a se sentir feliz e viva.
2. Nunca pare de aprender (parte 2)
Manter-se informada sobre as mudanças pelas quais seu parceiro está passando pode ser uma ótima maneira de se aproximar e manter sua conexão saudável. Evite fazer a ele perguntas habituais, como: “Como você está se sentindo hoje?”.
Seja criativa e pergunte: “O que fez você sorrir hoje?” ou “O que você gostaria de fazer esta noite que nunca fizemos antes?”. Desenvolva uma atitude de curiosidade em relação ao seu cônjuge e mesmo que não ame tudo que lhe interessa, poderá apreciar a emoção da descoberta.
3. Não tome nada como garantido
Você já ouviu essa frase antes, mas você a pratica? É fácil cair no hábito de presumir que seu parceiro vai querer tirar férias onde vocês dois costumam fazer ou comemorar feriados da mesma forma que antes.
Mas se você quer manter a faísca acesa, pare de presumir e comece a perguntar. Não tome como garantido que ele já sabe o quanto o ama e o aprecia. Sinta isso em seu coração e diga em voz alta com frequência e com ações gentis e compassivas, bem como palavras.
4. Cuide de si mesma
Embora todos nós envelheçamos, nenhum de nós precisa declinar. Quando você se mantém saudável, libera o estresse, cura velhas feridas emocionais e nutre uma autoconfiança saudável.
Você pode envelhecer com graça e permanecer vital, não importa quantas velas estejam em seu bolo de aniversário. Ao cuidar bem de si mesma, você será capaz de aproveitar mais plenamente o tempo que passa com seu parceiro e o alcance do que podem fazer juntos também se expande.
5. Cuide do seu relacionamento
Lembre-se de aplicar os mesmos cuidados ao seu relacionamento também. Quando surgirem desentendimentos, resolva-os. Tenha essas conversas difíceis e entre nelas com a intenção de realmente ouvir e considerar o ponto de vista do seu parceiro.
Reserve um tempo na sua agenda para um período regular de conexão, só para vocês dois. Cuide do seu relacionamento como se ele fosse tão precioso para você quanto seus filhos ou netos, porque ele é.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.