Saúde e Bem-estar

Cabelos brancos antes dos 30. E agora?

Há soluções para lidar com a chegada dos fios indesejados

Cabelo branco Unsplash

A chegada dos cabelos brancos não costuma ser algo fácil de digerir, principalmente entre as mulheres.

ANÚNCIO

Isso porque, a pressão estética de gênero ainda tem grande peso mesmo depois de anos de conquistas pela liberdade feminina.

Um fator pode dar um peso ainda maior aos cabelos brancos: quando eles chegam antes da hora.

A aparição dos fios brancos antes dos 30 pode gerar angústia e ainda mais insegurança, mas não há motivo para pânico.

Causa multifatorial

Os motivos que podem levar ao surgimento de fios brancos são diversos. Genética, uso de medicamentos específicos e até mesmo o estresse podem estar entre os fatores envolvidos.

No caso do estresse, o médico Dráuzio Varella explica em seu site que o cortisol, hormônio liberado nessas situações, causa um tipo de inflamação que por meio do estresse oxidativo leva à morte dos melanócitos.

Independente do caso, infelizmente, é impossível reverter o processo. Por outro lado, prevenir é o caminho. Medicações orais com efeito antioxidante surtem efeito, assim como fármacos tópicos. Vale a pena procurar um médico para entender melhor o seu caso.

ANÚNCIO

Famosas

Marina Santa Helena, apresentadora do podcast Um Milkshake Chamado Wanda, mestre em Moda e Têxtil/USP, e casada com o cantor Emicida falou em seu perfil no Instagram sobre a experiência de ter seus primeiros fios brancos logo que fez 30 anos.

Ela compartilhou com os seguidores o quão desgastante pode ser a rotina de sempre tingir os cabelos em um intervalo cada vez menor de tempo e recebeu diversos relatos de mulheres que se identificaram com sua história:

“Marina, gostei muito de tudo que vc dividiu com a gente. Eu tenho 38 anos e pinto o cabelo a cada 15 dias. Eu simplesmente detesto!!! Ver mulheres assumindo os brancos me fazem ter forças pra parar de pintar e assumir meu grisalho.”, disse uma de suas seguidoras.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias