Estar em um relacionamento amoroso pode ser verdadeiramente especial. É sobre ter alguém para dividir os altos e baixos da vida e fazer planos para o futuro.
No entanto, para que sua relação seja feliz e saudável, você precisa aprender a superar o ciúmes do passado do seu namorado. Fazer isso pode parecer uma missão impossível, já que alguns pensamentos intrusivos são difíceis de segurar.
Porém, seguindo as dicas certas, você pode encontrar o caminho. Sendo assim, que tal conhecer algumas delas agora mesmo? Confira 5 a seguir, extraídas do portal YourTango (texto em inglês):
1. Aceite a realidade
Por mais que você tente desejar que o que seu parceiro fez ou com quem ele esteve antes passe longe, é importante aceitar o fato básico: ele teve experiências sexuais que não a incluíram, e nada que você faça mudará esse passado.
Saber que outras mulheres estiveram com seu homem pode ser difícil de engolir, mas se você quer ficar com ele, então é algo que precisa aceitar. Se isso realmente está te incomodando, então lembre-se de que o passado acabou e não pode ser mudado ou alterado.
Além disso, é provável que seu namorado não seja o primeiro cara com quem você ficou e, no mínimo, ele não é a primeira pessoa por quem sentiu sentimentos românticos. Nesse sentido, ambos estão no mesmo barco.
2. Faça perguntas
A ignorância pode ser uma bênção, mas se você está ficando louca por causa de detalhes ou perguntas sem resposta sobre o passado do seu parceiro, então converse com ele sobre o que está te incomodando.
Como a imaginação pode ser uma coisa perigosa — especialmente quando deixada solta — se você acabar criando sua própria versão do que suspeita ser o passado sexual do seu namorado, provavelmente está exagerando.
Em vez de deixar seus pensamentos saírem do controle, é importante deixá-lo saber que você quer superar o passado dele, mas que precisa de algumas respostas ou insights para isso.
Já que o passado do seu namorado não é da sua conta, ele não é obrigado a compartilhar todos os detalhes e nem se sentirá confortável em fazer isso. No entanto, se você formular suas perguntas respeitosamente e fizer aquelas que estão dentro do razoável, ele estará mais propenso a se abrir.
3. Seja respeitosa
Se seu namorado se abre com você e compartilha detalhes que ele teria mantido em segredo, então é importante permanecer calma e respeitosa. Se você o fizer se arrepender de ter contado, então é provável que ele não seja tão aberto no futuro.
Quando você descobre o passado do seu cara, é fácil se perguntar se ele ainda tem sentimentos por essas outras mulheres. Em vez de presumir o pior, tenha o quadro geral em mente: ele está com você agora porque ele quer estar com você.
Já que tudo o que ele fez no passado foi antes de você entrar na vida dele, você não deve puni-lo por seu comportamento ou decisões. Claro, seu instinto pode ser chamá-lo para fora sobre seu estilo de vida questionável ou expressar desgosto, mas você não deveria. Ele está se tornando vulnerável para seu conforto.
4. Não se compare com as outras
Comparar-se com as ex do seu namorado só vai te deixar louca. Esse tipo de insegurança é conhecido como ciúme retroativo e é experimentado quando você tem pensamentos ou sentimentos de ciúmes causados por pessoas ou eventos do passado.
É normal se sentir um pouco insegura ao pensar nas ex-namoradas do seu homem e nas mulheres com quem ele dormiu, mas se você deixar essa insegurança tomar conta, isso não lhe fará nenhum favor.
5. Deixe ir
Não importa o quanto sinta desgosto ou decepção em relação ao passado do seu namorado, você não pode mudá-lo e nenhuma quantidade de remoer isso fará com que ele desapareça.
Toda vez que você perceber que sua mente está vagando em direção ao passado dele, force-se a pensar ou fazer outra coisa. Pegue o telefone e ligue para sua mãe, vá correr ou faça tricô. Manter sua mente ocupada impedirá que você se concentre nesses pensamentos azedos.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.