Estilo de Vida

Você tem filhos oásis ou mestres? Isso é o que define cada um

Especialistas afirmam que nos filhos vemos projeções de nossas próprias histórias e que, às vezes, são difíceis de reconhecer

ANÚNCIO

A maternidade ou paternidade é um grande trabalho, gratificante, mas ao mesmo tempo cansativo e desafiador. Não importa a quantidade de filhos que se tenha, educar um ser humano requer muita paciência, empatia, amor, humildade, respeito e responsabilidade. Às vezes pode ser mais ou menos complicado, dependendo da personalidade de cada criança, entre outras coisas.

Quem não deseja ter um filho obediente, estudioso e aplicado? Todos desejam, e quem negar estará mentindo para si mesmo. A psicoterapeuta e autora do livro ‘Tu Hijo, Tu Espejo’, Martha Alicia Chávez, afirmou em uma entrevista com Leticia Garcés no podcast ‘Padres formados’ que é necessário que os pais aprendam a amar incondicionalmente seus filhos.

“Na relação entre pais e filhos, vamos cometer erros porque somos imperfeitos e limitados, mas devemos desenvolver a capacidade de amá-los incondicionalmente, e trata-se de que, apesar de não gostar de tal coisa ou me incomodar, rejeito esse comportamento ou atitude, mas não você, eu amo você e escolho te amar, essa é uma escolha diária”, detalhou a especialista mexicana.

Além disso, ele observou que nos filhos vemos projeções de nossas próprias histórias e que às vezes são difíceis de reconhecer: "Quando digo: 'Isso me incomoda no meu filho', é porque estou projetando essa área de mim que não resolvi", explicou Chávez.

Então, existem tipos de filhos de acordo com as projeções dos pais?

A psicóloga Yugle Rivas detalhou no programa matutino ‘Hoy Día’ como são os filhos mestres e oásis. “Esses termos vêm do livro ‘Tu Hijo, Tu Espejo’. Essa forma de entender o comportamento indica que todos desejamos, ao nos tornarmos pais, ter o filho que quando você diz para tomar banho, responde: ‘Ok, papai’. Mas, há outros que vêm para fazer exatamente o oposto: não quero fazer. Nessa diferenciação, não se trata de você estar fazendo algo errado, mas sim de temperamentos”.

Então, a criança oásis é aquela que terá um comportamento exemplar, que parece se autoformar e educar, que precisa apenas estar presente para que obedeça e não questione. São responsáveis, não dão problemas e a relação flui facilmente.

Enquanto o filho, ao contrário. "Esse filho que chega à sua vida para te ensinar a transcender e, provavelmente, para te ensinar a ser mestre e expandir-se na sua vida. (...) O filho mestre vem para se conectar com seus próprios medos, para te mostrar, por isso ele é seu filho espelho", explicou Rivas.

A especialista afirmou que nas crianças oásis funciona explicar uma regra. Se você explicar que eles precisam tomar banho depois do futebol porque estão cheios de areia, eles entenderão e farão. Mas isso não funciona da mesma forma com os mestres, pois para eles uma regra que segue após uma explicação se torna um pedido, o que geraria uma reação como: ‘A areia está no meu corpo, não me incomoda e não quero tomar banho’.

Então, para este tipo de filhos o que funciona é não dar tantos argumentos, as regras devem ser mais claras e firmes. Não repetir as coisas mais de três vezes, pois eles buscam testar os limites da sua paciência. É preciso agir mais e reagir menos.

Não se trata de um filho ser melhor que o outro por ser obediente ou por ensinar, mas sim que ambos te darão lições, apenas que um em maior medida que o outro.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO