A falta de sexo no relacionamento pode ser uma grande causadora de conflitos, já que é algo essencial que promove o amor, a comunicação e a cumplicidade. Muitas mulheres enfrentam a perda de desejo sem conhecer as verdadeiras razões.
ANÚNCIO
De acordo com a Sociedade de Medicina Sexual da América do Norte (SMSNA), essa perda está ligada ao Transtorno de Desejo Sexual Hipoativo, que afeta 22% das mulheres e 5% dos homens, embora outros estudos mencionem que, no caso das mulheres, a porcentagem pode chegar a 40.
"O baixo desejo pode estar associado a mudanças hormonais, estresse diário, cansaço ou conflitos nas relações sexuais, entre outros motivos. Muitas pessoas procuram ajuda para o baixo desejo, quando na realidade o que está acontecendo é uma discrepância no desejo dentro do relacionamento, ou seja, vontades diferentes, e quem tem menos desejo geralmente carrega o problema", menciona Lucía Jiménez, psicóloga e sexóloga principal da Diversual.
Por que surge o distúrbio do desejo e como resolvê-lo
Segundo especialistas em temas sexuais, a primeira coisa que alguém deve fazer ao enfrentar essa situação é descobrir a causa ou causas que poderiam estar levando a isso, pois, de acordo com Jiménez, “cada indivíduo tem um nível de desejo basal; ou seja, a tendência inerente a desejar que cada pessoa tem. Pode ser muito baixo em algumas e muito alto em outras, e embora possa mudar, geralmente permanece estável em cada indivíduo”.
A partir deste ponto, as causas podem ser físicas, psicológicas ou por flutuações hormonais causadas pela gravidez, menopausa ou ciclos menstruais.
A SMSNA adverte que doenças como diabetes, câncer, artrite e doenças cardiovasculares; ou medicamentos para controlar a hipertensão ou antidepressivos, ansiedade, depressão, estresse, histórico de abuso ou baixa autoestima podem causar esse distúrbio.
A falta de comunicação entre o casal também pode ser um fator a ser considerado, pois ‘’às vezes não há problema algum com o desejo, mas sim muitas coisas que o anulam, como o estresse, a mentalidade imediatista com a qual vivemos e os conflitos cotidianos’'.
ANÚNCIO
Na maioria dos casos, quem perde o desejo é obrigado a se submeter ao sexo para agradar ao parceiro, o que acaba complicando a situação ao não buscar a verdadeira causa e aumentando assim o desinteresse.
"A pessoa com esse transtorno permite que a outra pessoa desfrute de seu corpo, mas isso, a longo prazo, faz com que o que deveria ser uma descarga de prazer se torne uma obrigação... O desejo e a exigência não se dão bem. É necessário descobrir o que excita a pessoa e o que a desliga. Analisar se o que a ativa está presente e, se não estiver, incentivá-lo. E se o que a bloqueia estiver presente, tentar gerenciá-lo ou, se possível, eliminá-lo da equação", mencionam.
Dicas para incentivar o desejo
Algumas das opções para que o sexo não seja um problema entre o casal poderiam ser:
- Questionar o que se deseja no momento do encontro íntimo, seja uma massagem, sexo oral.
- A leitura erótica pode acender o desejo e fazer sua imaginação voar, o que você poderia colocar em prática na vida real.
- Promover encontros desejáveis com novos cenários, como experimentar brinquedos sexuais.
- Descansar também é fundamental para ter disposição na hora do sexo.