Estar em um relacionamento pode ser verdadeiramente muito especial. É sobre ter uma pessoa para amar, dividir os altos e baixos da vida, e fazer planos para o futuro.
ANÚNCIO
No entanto, não é tão fácil perceber que o vínculo amoroso acabou se tornando codependente. Isso porque existem pequenas ações que consideramos indicativos de amor, mas que na verdade significam dependência.
Sendo assim, que tal conhecer agora mesmo os sinais que vão ajudar você a detectar se está se tornando dependente do seu parceiro? Confira 5 a seguir, extraídos do portal Soy Carmín:
Você idealiza demais
Um dos principais sinais de que você está se tornando dependente do seu parceiro é que você o idealiza demais. Isso porque, normalmente, quando nos apaixonamos, há uma tendência de ver tudo de belo na pessoa, ignorando seus defeitos e até nos incomodamos quando alguém fala mal ou não gosta de algo que ela fez.
Você se distancia de seus amigos para estar com seu parceiro
Quando você está se tornando dependente do seu parceiro, sente necessidade de estar com ele e, até certo ponto, é normal quando estão apenas começando a se conhecer e namorar. No entanto, existe uma diferença entre o desejo de estar ao lado dele e deixar de lado o resto de seus amigos e familiares.
Pensar em terminar te deixa ansiosa
Terminar um relacionamento é tão natural quanto se apaixonar. Embora a paixão seja uma fase que todos gostamos, ela não dura para sempre. Então, é preciso entender que quando as coisas não funcionam mais, é normal que a relação acabe.
Porém, se quando você pensa em terminar com seu parceiro surge um sentimento de ansiedade, é porque você provavelmente tem medo de perdê-lo e isso é apreensão.
ANÚNCIO
Você reage exageradamente às coisas que seu parceiro faz
Se o seu parceiro saiu com os amigos e de repente não te liga, e você começa a ficar chateada ou desesperada, é porque provavelmente está reagindo exageradamente a tudo que ele faz. Isso pode indicar que está começando a depender dele.
Você justifica seu parceiro o tempo todo
Às vezes estamos tão apaixonadas que temos dificuldade em reconhecer quando ele faz coisas que não são certas. Por isso, em vez de reconhecer e falar sobre o assunto, preferimos justificar.
Nesta situação, é importante que você considere que se se justificasse como faz com seu parceiro, se a resposta for não, é claramente porque existe codependência no relacionamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.