Saúde e Bem-estar

Por que você sente nostalgia por um amor do passado? Não significa que você não superou

A memória às vezes pode nos pregar peças

amor
Amor (Unsplash)

A sensação de nostalgia por um amor do passado é um fenômeno comum que vai além de ainda estar preso nessa relação ou não tê-la superado. Especialistas em psicologia afirmam que esse sentimento tem bases científicas, pois dentro de nós existem complexos processos mentais e emocionais.

ANÚNCIO

Isto é simplesmente um lembrete da intensidade emocional e da conexão profunda que foi experimentada, marcando um capítulo significativo no desenvolvimento de cada indivíduo.

Por que você sente saudade de um amor do passado, de acordo com especialistas?

De acordo com estudos da Associação Americana de Psicologia, a nostalgia por um amor está intrinsecamente ligada à liberação de hormônios e neurotransmissores que ocorrem durante as primeiras etapas de um relacionamento romântico.

Apaixonar-se envolve uma avalanche de emoções intensas e novas, impulsionadas pela liberação de dopamina, oxitocina e serotonina no cérebro. Esses compostos químicos são responsáveis por gerar prazer, recompensa e apego emocional, criando uma sensação de união profunda e memórias inesquecíveis.

¿Qué es el síndrome de Rebeca?
Freepik (Freepik)

Na verdade, foi destacado no Journal of Neuroscience que esses processos bioquímicos contribuem para que as memórias perdurem em nossas mentes de forma duradoura e significativa.

Além disso, o excesso de nostalgia por um relacionamento pode surgir devido à falta de encerramento emocional, por quaisquer razões. A juventude, a falta de maturidade emocional ou circunstâncias externas podem impedir que uma separação seja processada completamente, deixando uma sensação de ‘inconclusão’ que perdura ao longo do tempo.

Si quieres triunfar en el amor estas son las 3 acciones que debes evitar a toda costa
Casal (Freepik)

A nostalgia por um amor do passado não apenas se refere ao relacionamento em si, mas também às emoções, circunstâncias e sensações vividas naquele momento único da vida, o que pode nos levar até a desejar a versão de nós mesmos naquele contexto: mais jovens, livres, ousados, inocentes e apaixonados.

Embora possa ser normal, é importante mantê-la sob controle vivendo o presente, lembrando os motivos pelos quais esse romance terminou e colocando limites nos pensamentos obsessivos.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias