Na maioria das vezes, nos preparamos para a primeira relação sexual. Também lemos muito sobre o casamento. Mas raramente sabemos o que é uma relação tóxica e, portanto, não podemos identificar se estamos envolvidas em uma.
Saiba mais sobre o tema a seguir:
Sinais de que você está num relacionamento tóxico
Você não está feliz
Em um relacionamento tóxico, choramos mais do que rimos. Sabemos que a felicidade depende de nós mesmos, mas em um relacionamento, o ideal é que haja alegria. Se, longe disso, te causa angústia e sente que não te deixa crescer, não estamos falando de um relacionamento saudável.
Há manipulação emocional
Chantagem emocional por um dos membros do casal é outro sinal de que estamos enfrentando um relacionamento tóxico. A pessoa manipuladora procura fazer com que o outro faça exatamente o que deseja.
Um vínculo saudável é baseado na liberdade individual, não no egoísmo. É uma situação que nos frustra, nos limita e faz com que o amor acabe, mesmo sem saber como sair dele.
Há requisitos de exclusividade
Sob nenhuma circunstância seu parceiro deve decidir quem devem ser seus amigos ou com quem você pode sair para tomar uma bebida ou socializar.
A exigência de exclusividade é outra característica de um relacionamento tóxico. Limita a nossa liberdade, nos absorve e o casal acredita que é só dar a volta por cima.
Um vínculo de amor saudável respeita seus amigos, sua família e o relacionamento que você tem com entes queridos em geral. Deve ajudá-lo a saber que isso o faz feliz e não deve coagi-lo de forma alguma.
Leia também
Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:
Faz você se sentir culpada
Em um relacionamento tóxico, há reclamações constantes, até mesmo sobre eventos do passado que deveriam ser considerados curados. Faça o que fizer, o parceiro sempre encontrará uma maneira de fazer você se sentir culpada e nunca haverá uma maneira de você “reparar” um erro.
Além disso, ele sempre culpa você pelas discussões. São relacionamentos que fazem você se sentir mal e parece não haver nada que possa fazer com que as censuras desapareçam.
O comportamento dele sempre tem justificativa
O parceiro tóxico faz você se sentir mal, mas eles sempre procuram uma maneira de se justificar por sua atitude. O relacionamento é baseado em humilhação, gritos, críticas ou insultos.
Tudo isso é simplesmente abuso psicológico e ninguém deve se permitir ser tratado dessa forma de forma alguma. O respeito mútuo é a base de um relacionamento saudável, do contrário surge a insolência e, com ela, a infelicidade do casal.
O ciúme é constante
Nunca acredite que um parceiro tem ciúme porque o ama demais. Relacionamentos saudáveis baseiam-se na confiança. Se um dos membros do casal desconfia constantemente de você, a única coisa que reflete insegurança e é algo que você não merece.
Você está sempre em segundo plano
Se o seu parceiro coloca constantemente seus desejos e compromissos acima de você, deixe-nos dizer que você está em um relacionamento tóxico.
O amor morre quando não é cultivado e quem o ama deve sempre encontrar um momento para dedicar um tempo de qualidade a você.
Se você está sempre em segundo plano, vai acabar diminuindo o romantismo ou perdendo a importância que realmente deveria ter.
Você precisa saber que não precisa sofrer com todas essas características para identificar que está em um relacionamento tóxico. Alguns dos sinais aparecem mais do que outros. Mude o que você vê que não está dando certo, converse com seu parceiro e, se possível, procure um terapeuta com ele.
Fonte: Nueva Mujer (em espanhol)
Leia também
- Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos
- 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
- Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco
Apoie
Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.
Siga-nos
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: