Um estudo (em espanhol) mostrou que o consumo de álcool, principalmente durante a adolescência, estaria associado a um maior risco de desenvolver câncer de mama.
O pessoal de 23 hospitais de 9 comunidades autônomas de Madrid participou da pesquisa. Das 2.034 pessoas envolvidas, verificou-se que 77,6% delas consumiram álcool em graus diferentes:
- A maioria dos participantes consumiu menos de 5 gramas de álcool por dia, em diferentes estágios de desenvolvimento.
- O segundo grupo é formado por aqueles que ingeriram pouco álcool na adolescência até moderar o consumo na idade adulta.
- No terceiro, passaram do consumo moderado para o leve.
- E o último, com aqueles que aumentaram o consumo da adolescência para a idade adulta.
De todos os grupos identificados, determinou-se que quanto maior o consumo, maiores as chances de terem câncer após a menopausa — principalmente naqueles que pertencem ao último grupo, que dobraria as chances de diagnóstico.
Aparentemente, estaria relacionado ao efeito do álcool sobre os hormônios reprodutivos na adolescência, fase em que ocorre a maturação sexual e o desenvolvimento das glândulas mamárias.
“Isso pode ser explicado pelo efeito do álcool no aumento dos níveis de estrogênio, que pode ser mais importante nas mulheres na pós-menopausa”, explicou Carolina Donat, membro do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Autônoma de Madrid.
“E ainda mais proeminente naquelas com menos gordura corporal, já que o tecido adiposo é a principal fonte de estrógenos após a menopausa”, completou.
⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Leia também
- 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
- Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco
- ‘Virgin River’: Netflix renova série de sucesso; programa terá 4ª e 5ª temporadas
Apoie
Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.
Siga-nos
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: