O câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, está diretamente relacionado a certas doenças. Ele é mais frequentemente encontrado entre as mulheres infectadas pelo vírus do papiloma humano (HPV), sobretudo as variáveis HPV-16 e HPV-18.
O mesmo vale para aquelas que contraíram herpes genital e as que têm problemas no sistema imunológico, como complicações causadas pelo HIV e efeitos colaterais de medicamentos.
Os sintomas do câncer do colo do útero
O câncer do colo do útero é uma doença lenta e nem apresenta sinais óbvios — pelo menos não até que esteja avançada. Por isso é importante ficar atenta a qualquer irregularidade no corpo.
De acordo com o portal especializado em saúde NHS (em inglês), alguns dos sintomas mais comuns são:
- mudanças no corrimento vaginal;
- dor persistente na pélvis e/ou na parte inferior das costas; e
- sangramento incomum durante o sexo, entre as menstruações ou depois da menopausa.
⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Leia também
- O look que Kate Middleton revive a simplicidade da Princesa Diana
- Esta é a técnica para fazer sua maquiagem durar muito mais tempo
- Como cada signo deve aproveitar a entrada do Sol em Libra
Apoie
Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.
Siga-nos
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: