A pressão alta é uma doença crônica que afeta os vasos sanguíneos. Também conhecida como hipertensão, essa condição deve ser identificada e regulada com a orientação de médicos.
De acordo com o portal Meganoticias (em espanhol), se o tratamento adequado não for administrado, pode haver consequências graves, como derrames e ataques cardíacos.
O controle e o bem-estar das pessoas que vivem com pressão alta dependem muito do estilo de vida. O ideal é ter prática regular de atividade física e manter uma alimentação balanceada, rica em determinados ingredientes. Saiba mais:
Alimentos para controlar a pressão alta
Cardiologista do Hospital Universitário Saarland, na Alemanha, Felix Mahfoud afirma que o alho fresco tem propriedades positivas para reduzir a pressão alta.
Além disso, alimentos ricos em potássio — como banana — são recomendados pelo especialista.
Eles são seguidos por:
- batatas;
- espinafre;
- feijão;
- kiwi; e
- nozes.
A dieta mediterrânea é a mais indicada para pacientes hipertensos e inclui aves e peixes frescos, frutas e verduras e frutos secos, como as nozes.
O consumo de carne vermelha também é reduzido.
Bebidas para controlar a hipertensão
No âmbito das bebidas, o consumo de chá verde e sucos de romã e de beterraba é recomendado, pois fornecem vitaminas e minerais.
Leia também
Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:
O que não deve ser consumido
A ingestão de sal é um dos hábitos que devem ser evitados na alimentação de quem sofre de hipertensão.
Presidente da Associação dos Nutricionistas Alemães, Johannes Georg Wechsler alerta que não deve ser superior a 5 gramas por dia. Além disso, é preciso considerar que existem produtos com muito sódio, como queijo e presunto.
O álcool é outra substância cuja ingestão você deve observar, de acordo com Mahfoud. As mulheres que sofrem devem limitar o consumo a 250 mililitros de cerveja ou de vinho por dia.
E o jornal Clarín (em espanhol) lembra que doces, gorduras, enlatados, farinhas refinadas e bebidas industrializadas também são vilões para a pressão alta.
⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Leia também
- Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos
- 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
- Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco
Apoie
Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.
Siga-nos
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: